Total de visualizações de página

Botafogo aposta na manutenção da base para triunfar no Carioca

Equipe deve ter poucas alterações em relação ao grupo que disputou o último Rio-São Paulo. Fábio Augusto e Junior Amorim são as novidades

Por Flávio Dilascio Rio de Janeiro
 
Capitão e responsável pela montagem da equipe de showbol do Botafogo, o zagueiro Gonçalves já sabe qual é a fórmula para o Alvinegro quebrar o incômodo jejum de títulos. Único dos grandes do Rio que ainda não foi campeão no showbol, o Glorioso aposta numa simples receita para triunfar no Carioca: a manutenção da base.

Botafogo, de Gonçalves e Pingo, amarga mais uma competição sem título no showbol (Foto: Divulgação/Ricardo Cassiano)Gonçalves e Pingo estarão na equipe que disputa o próximo Carioca (Foto: Divulgação/Ricardo Cassiano)
 
- Parei para observar o time do Flamengo, que é o maior vencedor de títulos do showbol e constatei qual era a fórmula do sucesso. Vi que, enquanto nós mudávamos a equipe em cada campeonato, eles mantinham sempre a mesma base. É esse o caminho a seguir - afirma Gonçalves.

De acordo com o capitão, a equipe sofrerá poucas alterações em relação ao último Rio-São Paulo, em outubro do último ano. Como perdeu Donizete para o Vasco, o Alvinegro está próximo de anunciar o ex-atacante Junior Amorim como reforço.
Outro jogador que poderá reaparecer no time botafoguense é Fábio Augusto. Aos 38 anos, o ex-meia vinha participando das competições de showbol pelo Corinthians, clube que também defendeu quando foi atleta profissional.

Botafogo vence o Corinthians pelo Rio-São Paulo de showbol (Foto: Divulgação/Ricardo Cassiano) 
Time está no grupo B, ao lado de Flamengo, América
e Volta Redonda (Foto: Divulgação/Ricardo Cassiano)
 
- O Junior Amorim é um jogador de muita velocidade, que tem muito a nos acrescentar, assim como o Fábio Augusto, que já é experiente no showbol - destaca Gonçalves.

Confiante na equipe, o defensor acredita que o título do Carioca ficará na mão de um dos quatro grandes. Demonstrando sinceridade, ele diz que ainda há uma diferença considerável entre os times tradicionais e os chamados "pequenos".

- O Flamengo é sempre muito forte, assim como o Fluminense, que ganhou o último Rio-São Paulo. O Vasco perdeu o seu principal jogador, que é o Pedrinho, mas, mesmo assim, tem uma equipe qualificada. Acho que o título ficará com um dos quatro grandes. Os pequenos também têm qualidade, mas disputam menos competições e têm menos recursos técnicos - opina.

Zé Carlos fora
Dos convocados por Gonçalves, apenas Zé Carlos não participará do Carioca 2012. Aos 36 anos, o "Zé do Gol" ainda está em atividade. Depois de conquistar o Campeonato Boliviano pelo Bolivar, o atacante disputará o Campeonato Brasiliense deste ano pelo Botafogo-DF.

- Foi muito bom participar de alguns jogos do showbol em 2011, mas, neste Carioca, está um pouco complicado, pois estarei em pré-temporada e o Campeonato Brasiliense começa no dia 12 de fevereiro - explica Zé Carlos.

Atlético-MG e Botafogo empatam pelo Brasileiro de showbol (Foto: Divulgação/Ricardo Cassiano) 
 
O atacante Zé Carlos defendeu o Botafogo no último Brasileiro de showbol (Foto: Divulgação/Ricardo Cassiano)
 
O Botafogo está no grupo B do Carioca, ao lado de Flamengo, América e Volta Redonda. A estreia do Glorioso será no próximo dia 2 de fevereiro (quinta-feira), contra o América, em Casemiro de Abreu-RJ.

O Alvinegro inscreveu os seguintes jogadores: Gabriel, Alemão, Arcelino, Gonçalves, Pingo, Hamilton, Julinho, Zé Carlos, Junior Amorim, Bruno Carvalho e Reinaldo. O técnico é o ex-atacante Maurício, autor do gol do famoso título Carioca de 1989.