Total de visualizações de página

Copa do Brasil: a luta por um título inédito para todos no Botafogo

Elkeson, Andrezinho, Herrera e Fábio Ferreira bateram na trave nos últimos anos. Campanha começa em 14 de março, contra o Treze, na Paraíba

Por Thales Soares Rio de Janeiro



O Botafogo conta com 30 jogadores em seu elenco para 2012, já contando o chileno Rojas, que ainda não foi anunciado oficialmente. Serão quatro competições na temporada e o dedo de todos já parece ter apontado para a direção da Copa do Brasil como prioridade, pelas palavras do presidente Maurício Assumpção e o discurso dos jogadores, que compraram a ideia do dirigente. A conquista desse título é inédita na história do clube, mas também na vida de todo o grupo para esta temporada.

Do técnico Oswaldo de Oliveira aos jogadores mais jovens, nenhum deles comemorou a conquista da Copa do Brasil em suas carreiras. Aos 17 anos, Jefferson buscava seu espaço no time profissional do Cruzeiro, quando viu seus companheiros celebrarem o título da competição. Na época, estava atrás de André, Maizena e Fábio. Outros chegaram perto, como os vice-campeões Andrezinho (2003 e 2009), Elkeson (2010), Herrera (2008), Fábio Ferreira (2008) e Antônio Carlos (2005).

Agora, depois de chegar às semifinais em 2007 e 2008 e cair precocemente nos últimos três anos, o Botafogo parece disposto a conseguir uma segunda chance de disputar o título. Em 1999, o clube esteve perto de conquistar pela primeira vez a Copa do Brasil, mas não saiu de um empate por 0 a 0 na final com o Juventude e ficou com o melancólico vice-campeonato diante de um Maracanã lotado.
- Faço minhas as palavras do presidente (Maurício Assumpção) de priorizar a Copa do Brasil. Vamos entrar fortes e preparados para a disputa da competição. É o caminho mais curto para a Taça Libertadores. Em poucos jogos, podemos conquistar um título importante. Temos um grupo bom para disputar dois campeonatos ao mesmo tempo - comentou Jefferson.

O Botafogo não conquista um título nacional desde 1995. Um peso que o grupo carrega cada vez que se aproxima de uma conquista, como aconteceu no Campeonato Brasileiro. Nas últimas rodadas, o time sucumbiu com uma série final de seis jogos sem vencer e ficou fora até mesmo da Taça Libertadores deste ano.

Está faltando um título para dar confiança a todos. Estamos fazendo ótimos campeonatos. Infelizmente, por uma vacilada geral, perdemos a chance"
Jefferson
 
- Está faltando um título para dar confiança a todos. Estamos fazendo ótimos campeonatos. Infelizmente, por uma vacilada geral, perdemos a chance. Precisamos disso para que todos respeitem o Botafogo pela sua grandeza. Sempre que saímos na rua ouvimos que neste ano temos de conquistar um título nacional - comentou Jefferson.

A estreia do Botafogo na Copa do Brasil será no dia 14 de março, contra o Treze, em Campina Grande-PB. Antes disso, o time entra em campo pelo Campeonato Carioca, domingo, contra o Resende, no Engenhão.