Total de visualizações de página

Flu e Timão ainda não cometeram pênalti; Cruzeiro lidera ranking a favor

Time de Celso Roth converteu todas as cobranças e venceu cinco partidas com gols da marca da cal. Cariocas e Paulistas não cometeram infrações


 Uma coincidência marca o Cruzeiro versões 2011 e 2012 no Campeonato Brasileiro. Assim como no ano passado, a Raposa aparece como um dos times que mais tiveram pênaltis a favor até a 21ª rodada: 
seis ao todo. Em 2011, ao fim da competição, os mineiros terminaram no topo do ranking, ao lado de Santos e Grêmio, com nove. A diferença para melhor é que, na atual temporada, os comandados de Celso Roth ocupam o sexto lugar da tabela, enquanto, no ano passado, apareciam na 11ª colocação a esta altura. Este ano, aproveitando as seis cobranças, o time celeste garantiu pontos preciosos, com destaque para Wellington Paulista, que marcou cinco destes gols - Borges converteu a outra cobrança.

Nos seis jogos (veja a tabela abaixo), foram cinco vitórias. A única derrota quando o time teve um pênalti a favor foi contra o Grêmio (3 a 1), pela nona rodada.

Jogos em que o Cruzeiro teve pênalti a favor
Botafogo 2 x 3 Cruzeiro (o gol de  Wellington Paulista foi o da virada)  
 Cruzeiro 1 x 0 Sport (o gol de Wellington Paulista foi o da vitória)
 Cruzeiro 1 x 3 Grêmio (Wellington Paulista descontou para a Raposa)
Portuguesa 0 x 2 Cruzeiro (o gol de Wellington Paulista foi o primeiro da vitória)
 Cruzeiro 2 x 1 Palmeiras (o gol de Borges foi o primeiro da vitória)
Atlético-GO 0 x 2 Cruzeiro (o gol de Wellington Paulista foi o segundo da vitória)  

Mas os mineiros não foram os únicos a aproveitar bem as penalidades. Wellington Paulista, o líder no quesito gols da marca da cal, é seguido por Fred (Fluminense), Márcio (Atlético-GO) e Ronaldinho Gaúcho (Atlético-MG), todos com três cobranças convertidas. Fred, um dos artilheiros da Série A, com dez gols, se juntou a Deco e Carlinhos no aproveitamento do Fluminense, segundo colocado no ranking dos times com os pênaltis a favor: cinco.

Já o Atlético-GO, apesar dos gols de Márcio, sofreu com seis marcações contra, o maior número até a 21ª rodada. No entanto, somente contra Fluminense (sexta rodada) e Cruzeiro (20ª rodada) foi derrotado. Teve ainda a chance de vencer o Santos depois de abrir dois gols de vantagem, no Pacaembu, mas deixou escapar com o pênalti cobrado por Miralles, aos 38 minutos do segundo tempo, pela 16ª rodada.

Pênaltis contra é outro assunto que remete ao Fluminense. Em 2011, ao lado do Atlético-MG, com 11, foi o time que teve mais marcações de faltas dentro da área. Neste ano, porém, está zerado no quesito (veja o infográfico abaixo). O Corinthians segue o mesmo caminho. E vale destacar que na temporada passada, até a 21ª rodada, os paulistas haviam sofrido três - foram cinco ao todo. O Figueirense foi o único time a ficar a competição de 2011 sem nenhum pênalti contra.

O problema do zero no ranking, no entanto, vem dos pênaltis a favor. No ano passado o Flamengo passou as 38 rodadas sem ter nenhuma oportunidade de cobrança e chegou a ficar aliviado com os três marcados atualmente. Neste ano Internacional, Ponte Preta e Sport são os que estão zerados.