Total de visualizações de página


05/09/2012 15h25 - Atualizado em 05/09/2012 16h01

Tacada certeira: Cuca, Roth e Luxa têm se dado bem nas substituições

Além de estarem no alto da tabela, técnicos lideram lista dos que mais colocam jogadores que fazem gols depois de entrar no decorrer de um jogo

 

Por Cassius Leitão e Diego Rodrigues Rio de Janeiro

Celso Roth, Cuca, Luxemburgo, Montagem (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com) 
Cuca, Celso Roth e Luxemburgo se destacam com
as trocas (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
 
Golpe de sorte ou prova de competência? Quando um treinador faz uma mexida em sua equipe e essa mudança se transforma em resultado positivo, ele é tratado como responsável máximo pelo triunfo. O efeito inverso também cai sobre as costas do comandante quando a alteração faz com que uma vitória iminente vire derrota ou até mesmo um empate inesperado. Coincidência ou não, os três treinadores com mais substituições decisivas estão na parte alta da tabela do Campeonato Brasileiro de 2012.

Cuca, do líder Atlético-MG, e Vanderlei Luxemburgo, do terceiro colocado Grêmio, já pinçaram jogadores do banco que balançaram a rede em seis oportunidades cada na Série A deste ano. Quem mais colaborou com o treinador do Galo foi o meia Escudero. O Atlético-MG venceu nas três vezes em que o argentino deixou a reserva para anotar um gol. O mesmo acontece com o André Lima pelo lado do Tricolor gaúcho, que saiu vencedor nas três situações em que o atacante saiu da suplência para marcar um gol.


Afeito ao uso de muitos volantes, Celso Roth tem feito modificações que surtem efeito à frente do Cruzeiro. A Raposa venceu as duas partidas que fez neste segundo turno e em ambas teve a participação efetiva dos jogadores que estavam no banco. Wellington Paulista deixou a sua marca contra Atlético-GO (2 a 0) e Náutico (3 a 0). Elber também fez gol diante do Alvirrubro (veja no vídeo acima).

Pior ataque do Brasileirão com apenas 16 gols marcados, o Sport é o único clube que não se beneficiou de uma substituição para alterar o placar a seu favor. Nem Vágner Mancini - demitido após a 16ª rodada - nem Waldemar Lemos conseguiram dar um tiro certo ao mexer na equipe pernambucana.

Veja a lista dos técnicos que mais se deram bem nas substituições (gols):

Info Fizeram GOL - 2 (Foto: infoesporte)
 
A vez dos garçons

Apesar de nenhum jogador do Sport ter balançado a rede ao entrar durante uma partida, dois deles conseguiram garantir a assistência. Casos de Roberson, no empate (1 a 1) com o Corinthians (8ª rodada), e Willians, que deu passe açucarado para Marquinhos Gabriel fazer um dos gols da vitória (3 a 2) sobre o Coritiba, no Couto Pereira, pela sétima rodada. Nas duas oportunidades, Vagner Mancini era o treinador.


No entanto, quem mais tem conseguido colocar garçons à disposição é Alexandre Gallo, do Náutico. O técnico acertou na mão cinco vezes. Apesar de os passes de Souza e Rhayner não terem evitado a derrota para o Vasco (4 a 2, pela 3ª rodada), Breitner e Rogerinho foram fundamentais. Contra o Grêmio, o cruzamento de Breitner para Ronaldo Alves garantiu a vitória por 1 a 0. Diante do Figueirense, em uma virada incrível após estar perdendo por 2 a 0, Rogerinho entrou e deu duas assistências (veja no vídeo acima).

Celso Roth, Cuca e Vanderlei Luxemburgo também aparecem bem na lista, empatados com três alterações que deram resultado. Roth contou com Anselmo Ramon, Souza e Tinga para vencer Botafogo, Figueirense e Vasco, respectivamente. Cuca teve a ajuda de Serginho (duas vezes) e Carlos César e também triunfou. Pior para Náutico, Figueirense e Botafogo. Os dois últimos, aliás, sofreram novamente com as mudanças dos técnicos.

Apenas Vanderlei Luxemburgo não teve 100% de aproveitamento com as assistências. O passe de Rondinelly para o gol de Fernando não ajudou o Grêmio a estrear com vitória diante do Vasco, em São Januário. No entanto, Marquinhos colaborou na conquista dos três pontos contra Bahia e São Paulo. Sorte ou competência?

Veja a lista dos técnicos que mais se deram bem nas substituições (assistências):

Info deram ASSISTENCIA - 2 (Foto: infoesporte)