Total de visualizações de página


Tá na Área


Grupo de torcedores cariocas aposta no samba para pedir paz no futebol

Flamenguistas, botafoguenses, vascaínos e tricolores usam o ritmo para protestar e um deles defende: 'Tem muita a ensinar para o futebol'

 

Por SporTV.com Rio de Janeiro

Samba e futebol são duas paixões nacionais e estão presentes nos cotidianos de grande parte dos brasileiros. O ritmo, que está na maioria das músicas cantadas pelas torcidas nos estádios, é a aposta de um grupo de amigos para levantar a bandeira da paz no futebol.

Apesar de ostentarem orgulhosos os uniformes dos quatro principais clubes do Rio, os torcedores dão exemplo e mostram como conviver em harmonia, mesmo quando a bola está rolando. No bar, local escolhido para as reuniões, eles organizam uma manifestação para protestar pelo fim da violência no futebol, com data marcada para o dia 22 de setembro na estátua do Bellini, tradicional ponto de encontro de torcedores no Maracanã. Escolha ideal na opinião da botafoguense Rita Fernandes.

- Ninguém melhor para representar a pacificação no futebol do que o Belini, o namorado que é flamenguista com a namorada que é botafoguense marcando um encontro ali. O amigo que torce pelo Fluminense que marca um encontro com o que é vascaíno.

tá na área grupo de torcedores (Foto: Reprodução SporTV) 
 
Grupo aposta no samba para protestar contra violência entre as torcidas (Foto: Reprodução SporTV)
 
A torcedora do Botafogo justifica a importância do samba para levantar a bandeira da pacificação e diz que o ritmo tem exemplos a dar ao futebol. Ela compara as quadras com os estádios e lembra que as escolas de samba já aprenderam a viver em harmonia.

- Antigamente, no samba, ninguém podia frequentar a escola adversária vestindo a sua camisa, hoje em dia é normal e até respeitável que você vá com a camisa do seu time do coração. Você está no território do outro mas está manifestando sua posição, seu desejo.

Os atos de violência recentes protagonizados pelas organizadas do Rio de Janeiro não só ganharam destaque nos noticiários, como foram determinantes para afastar ainda mais a torcida dos estádios de futebol. Otimistas com a mudança desse cenário, eles mandam mensagem e, em ritmo de samba, mostram como conviver em harmonia.

- O importante é um gozar com o outro, mas na paz - diz o flamenguista Dodô Azevedo