Total de visualizações de página

Tanaka treina sozinho para estar em forma caso feche com o Botafogo

Com negociação em andamento, zagueiro passa as férias com a família no interior de São Paulo pescando para relaxar e trabalhando para ficar 100%

Por André Casado e Thales Soares Rio de Janeiro
 
tulio tanaka japão camarões (Foto: Getty Images) 
Tanaka tem recebido contato dos dirigentes de
Botafogo e Nagoya Grampus (Foto: Getty Images)
 
Todos os obstáculos parecem incapazes de impedir o Botafogo de ir atrás de Marcus Túlio Tanaka. O zagueiro brasileiro naturalizado japonês, de 30 anos, que atua no Nagoya Grampus, é considerado fundamental para o técnico Oswaldo de Oliveira na formação do time para esta temporada. Mas não é só o clube que está mostrando essa disposição. O jogador tem feito o mesmo em suas férias em Palmeira D’Oeste, no interior de São Paulo, onde mora sua família.

Normalmente, nesse período, Tanaka aproveita o tempo apenas para descansar e relaxar depois de uma longa temporada. Desta vez, os planos são outros. Desde dezembro no Brasil, por causa de uma lesão no joelho direito, ele tem usado os primeiros dias de janeiro para recuperar a forma física e, caso consiga acertar a sua transferência para o Botafogo, estar pronto para entrar em campo. Ele só voltaria a treinar em fevereiro, no início da pré-temporada no Japão.

Tanaka tem recebido contato de dirigentes do Botafogo e do Nagoya Grampus, além de um representante no Japão, que é responsável por negociar a sua saída do clube japonês. A preocupação é que a negociação seja tranquila para evitar uma despedida com mágoas e rancores. Mas mostra cautela também para não fechar as portas no clube carioca por causa da demora.
Com contrato até o fim de 2013, a situação de Tanaka, que disputou a Copa do Mundo de 2010, é mais complicada do que se imaginava inicialmente. Antes, a expectativa é de que o jogador pudesse ser liberado por estar em seu último ano de vínculo, mas na verdade ainda havia mais dois anos de compromisso. O Nagoya pede 700 mil euros (R$ 1,7 milhão) para liberá-lo. O Botafogo tenta reduzir o valor.

Enquanto espera a definição de seu futuro, Tanaka segue mantendo a forma sozinho no interior de São Paulo e aproveitando alguns momentos com os amigos para pescar, seu hobby preferido, com sucesso para pegar corvinas e degustando um cardápio variado. Resta saber se o Botafogo terá a mesma destreza para buscar o seu peixe premiado no mar revolto do mercado do futebol.