Total de visualizações de página

Peneiras digitais estão ajudando a descobrir novos talentos do futebol

Iniciativa é resultado da parceria entre Zico e Ronaldo Fenômeno

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

 

A tecnologia está ajudando a transformar os tradicionais testes realizados em todo o Brasil como forma de descobrir novos craques do futebol. São as chamadas peneiras digitais. Que o diga o jovem Caio, que assim como milhares de garotos além de imitar o visual do ídolo Neymar, também deseja ser um jogador de futebol. (assista o vídeo ao lado).
 
O menino fez parte da primeira experiência de usar o vídeo amador para tentar conseguir uma vaga num grande clube do futebol brasileiro. A idéia é fruto de uma parceira entre Zico e Ronaldo Fenômeno. Só na primeira etapa do processo de seleção foram recebidos mais de mil vídeos. Deste total, cerca de 500 cumpriam os requisitos exigidos.

De acordo com o regulamento da competição, jovens de 10 a 18 anos tinham um minuto para mostrar o seu talento através de produções simples ou cinematográficas. Tudo para conseguir ter a chance de ficar uma semana sendo observado por técnicos de um grande clube da Série A do Brasileiro.

Os dois vencedores foram conhecidos através do voto popular e da análise técnica dos organizadores do projeto.
Caio, de 10 anos, e Ian, de 15 anos, tiveram uma semana para mostrar se mereciam uma chance nas categorias de base do Botafogo. Natural de Timóteo, em Minas Gerais, Caio impressionou o treinador da categoria mirim.

- Ele já domina bem todos os fundamentos e joga como uma tranqüilidade como se fosse mais velho.

Mesmo assim é apenas uma criança, que viajou de avião e conheceu o Rio de Janeiro pela primeira vez.

A proximidade do resultado deixava os concorrentes apreensivos. Ian acabou não sendo aproveitado. Já Caio ficou sem palavras ao saber que fará parte do time sub-11 do Botafogo.

Esta foi apenas a primeira missão cumprida numa profissão repleta de desafios.