Total de visualizações de página

Mauricio Assumpção critica preços de jogadores no Brasil

Presidente do Botafogo comemora investimentos de 2011 e lembra que reforços para este ano dependem do acerto dos compromissos do clube

Por André Casado e Thales Soares Rio de Janeiro
 
Cada vez menos opções e preços cada vez mais altos. A lei da oferta e da procura atingiu de vez o futebol brasileiro, a ponto de os clubes recuarem no número de transferências. Há semanas tentando fechar com o nipo-brasileiro Tanaka, do Nagoya Grampus, do Japão, e o chileno José Rojas, da Universidade de Chile, o Botafogo não consegue sair do lugar e é um dos que prioriza os contratos longos e a revelação de promessas da base. O presidente alvinegro, Mauricio Assumpção lamentou a situação geral.

- Fizemos um investimento grande no ano passado, com Elkeson, Marcelo Mattos, Cortês... Assumiu-se compromissos, que precisamos acertar, e fizemos o correto, porque hoje o valor estão irreais. O mercado está muito aquecido e lá fora às vezes as opções são melhores. Os preços estão fora da realidade, vai ter jogador que vai ficar sem clube até dia 20, 22... - afirmou Assumpção, em referência às datas de início da maioria dos Estaduais pelo Brasil.

Sem se envolver diretamente nas conversas por reforços, o presidente apenas confirma que existe uma brecha no orçamento para que mais contratações pintem em General Severiano durante as competições. Enquanto isso, eleva a qualidade do trabalho feito em seu primeiro triênio, com os jovens jogadores.

- Temos uma base execpcional, com outro nível hoje em dia, e com a cara do Botafogo. Todos eles entendem o que é a camisa e apostam no próprio trabalho porque veem que o espaço está sendo dado. Há uma diferença significativa em relação aos que subiram em 2009 ou 2010, a preparação é melhor. Não sei o motivo de o Botafogo ter parado no tempo e deixado de revelar bons jogadores, não se pode dar ao luxo de fazer isso.

Em breve, Assumpção espera lançar a pedra fundamental do CT de Marechal Hermes, que será ampliado após longa reforma recentemente. Para os profissionais, existem negociações para o mesmo caminho, mas o projeto ainda é embrionário e o local o clube prefere manter em sigilo.