Total de visualizações de página

Herrera retorna, e Oswaldo conhece o Engenhão com treino didático

Atacante passou quatro dias na Argentina e já está reintegrado. Técnico comanda treino tático para as jogadas ofensivas e adia coletivo

Por André Casado e Thales Soares Rio de Janeiro
 
Com a presença de Herrera, de volta ao Brasil e aos treinos após quatro dias resolvendo problemas particulares na Argentina, Oswaldo Oliveira finalmente conheceu o Engenhão e já arregaçou as mangas. Após cinco anos no Japão, o técnico comandou sua primeira atividade no campo anexo do estádio, mas frustrou quem imaginava que o primeiro coletivo do ano aconteceria. A introdução do esquema 4-2-3-1 foi adiada, ainda que esteja claro que Andrezinho será o armador junto a Maicosuel e Elkeson, com Loco Abreu na frente. Herrera, assim, ficará como opção.

Gritando e gesticulando muito, Oswaldo interrompeu a movimentação, voltada para o setor ofensivo, diversas vezes. Ele só não usou Antônio Carlos e Fábio Ferreira, os zagueiros titulares, que fizeram um trabalho técnico de bolas aéreas com os auxiliares. A tentativa do comandante era explicar como ele quer que se fure as defesas rivais.

- Abreu vai ganhar de qualquer zagueiro, aí é só vir pelo meio para aproveitar. Não dá para enfrentar os caras vindo só de frente - orientou.

- Botem isso na cabeça: nenhuma movimentação é igual - disse, pedindo agilidade e improvisação ao time, já entrosado da temporada 2011.

Lucas e Márcio Azevedo foram muito acionados nas laterais, e tiveram o apoio dos meias na hora de tabelar para deixar o uruguaio na boa. O exaustivo treino durou quase uma hora. Enquanto isso, do outro lado do gramado, parte dos jovens meias e atacantes promovidos da base, mais Caio, Jobson e Felipe Menezes, praticaram finalizações com Jefferson no gol e tiveram bom aproveitamento. Na entrada, Oswaldo ainda havia conversado com o elenco por mais meia hora.