Total de visualizações de página

Lucas Zen sonha ganhar espaço, mas se dispõe a quebrar galho na lateral

Volante de origem, ele deverá ser o reserva imediato também de Lucas, soberano na posição. E vira 'conselheiro' de quem subiu agora da base

Por André Casado e Thales Soares Rio de Janeiro
 
Lucas Zen do Botafogo (Foto: André Casado / Globoesporte.com) 
Lucas Zen crê que também pode ajudar na lateral
direita (Foto: André Casado / Globoesporte.com)
 
A desenvoltura com a bola nos pés, aliada à força na marcação, já deram a Lucas Zen o status de polivalente no grupo do Botafogo. Com a saída de Alessandro, a lateral direita ficou apenas com Lucas para a temporada 2012, e diretoria e comissão técnica já bateram o martelo: ninguém será contratado por enquanto e, em caso de emergência, o jovem jogador será deslocado para a função. O que, para ele, não é incômodo nem novidade, apesar da vontade de se firmar como volante em seu segundo ano no time profissional.
- Desde o ano passado, já tive chance na lateral e não vejo problema. Caso precise, estou aí para ajudar. Claro que vejo 2012 como um ano em que quero ser titular mais vezes, ganhar títulos, mas futebol é assim. Às vezes o cara vai bem em cinco anos, mal em um e já caem em cima. Então, primeiro de tudo é ganhar a confiança do treinador. E dependendo do esquema, acho que dá para jogar e mostrar meu valor até com Marcelo Mattos e Renato - disse.
Zen tem apenas 20 anos, mas já é considerado experiente em comparação à garotada que acaba de ascender da base. Disputou Pan-Americano e um Campeonato Brasileiro, tendo sido muito acionado pelo ex-técnico alvinegro, Caio Júnior. Ele assume o papel, mas não se vê ainda em condições de ajudar.

- Passo algumas coisas, já tenho um tempinho no profissional, e é bom ver que os jogadores formados no clube estão tendo espaço. Mas temos outros mais experiências que ajudam muito mais e ainda me ajudam.

Depois de passar pelo CT de Marechal Hermes, o volante sentiu a evolução do trabalho com o comando do presidente Mauricio Assumpção, que não tem medido esforços para ampliar as condições no local.

- Tudo o que vem sendo feito na base do Botafogo é muito bom e importante. A diretoria tem feito essa aproximação entre Marechal Hermes e o profissional. Com isso, os garotos já estão chegando aqui preparados fisicamente e tecnicamente. Estamos valorizados e mais preparados para chegar no time de cima.

Os "eleitos" da temporada são para começarem a trilhar o novo caminho são o lateral-esquerdo Renan Lemos, os volantes Elber e Gabriel, o meia Jeferson e o atacante Vitinho. Além deles, o zagueiro Matheus já vinha treinando na reta final do ano passado. Na Copinha, outros valores podem ser aproveitados ainda ao longo da temporada.