Total de visualizações de página

Jogadores do Botafogo à espera do primeiro encontro com o Oswaldo

Depois de cinco temporadas trabalhando no Japão, novo técnico se apresenta nesta quarta-feira aos seus comandados em General Severiano

Por Thales Soares Rio de Janeiro
 
oswaldo de oliveira botafogo apresentação (Foto: Satiro Sodré / AGIF) 
Oswaldo de Oliveira em sua apresentação como
técnico do Botafogo (Foto: Satiro Sodré / AGIF)
 
O início de uma pré-temporada é sempre uma novidade, quase como um primeiro encontro, quando se tenta se causar a melhor impressão possível. No caso do Botafogo, ela é ainda maior por uma mudança significativa na comissão técnica. Com a contratação de Oswaldo de Oliveira para assumir o lugar de Caio Júnior durante as férias dos jogadores, o grupo vai recomeçar um processo de relacionamento com o comandante nesta quarta-feira, às 15h30, em General Severiano, no primeiro treinamento de 2012.

Do atual grupo, poucos tiveram a chance de trabalhar com Oswaldo, já que ele ficou cino anos no Japão, como técnico do Kashima Antlers. Também contratado para esta temporada, o meia Andrezinho, ex-Internacional, é o que mais teve contato com o novo comandante, quando atuava no Flamengo em 2003. O zagueiro Antônio Carlos, ainda nos juniores do Fluminense, chegou a conhecê-lo em 2001.

- A gente conhece um pouco do Oswaldo de Oliveira. Todo mundo sabe o que ele já fez no futebol e tenho certeza de que fará um grande trabalho no Botafogo - afirmou o meia Andrezinho, que assinou contrato de três anos e reforça o time junto com o zagueiro Brinner, as duas únicas contratações do clube até o momento.

Quem ainda busca espaço no time vai procurar aproveitar a chegada do novo treinador para mostrar serviço. Felipe Menezes tem contrato até o meio do ano e, depois disso, terá de voltar ao Benfica. O jogador terminou 2011 marcando o gol do Botafogo no empate em 1 a 1 com o Fluminense na última rodada do Campeonato Brasileiro, que não foi suficiente para levar o time a uma vaga na Taça Libertadores.

- Estou muito motivado para iniciar os trabalhos. Vou ter a oportunidade de fazer uma pré-temporada, o que me faltou no ano passado, e também de conhecer de perto a filosofia de Oswaldo de Oliveira, que considero um dos grandes treinadores que temos hoje no país. Vou dar o máximo para ajudar o Botafogo a buscar seus objetivos. Temos tudo necessário para isso - afirmou Felipe Menezes.

Para os jovens, a chance de aparecer também é grande. O Botafogo decidiu apostas nas revelações das categorias de base para essa temporada e terá cinco jogadores dos juniores com os profissionais já no primeiro dia da pré-temporada. Outros devem se juntar ao grupo depois da Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Desde o ano passado no grupo principal, o meia Cidinho serve como referência para os que serão incorporados este ano. Aos 18 anos, espera ter ainda mais oportunidades de ajudar o time nesta temporada.

- Curti bem as férias e estou voltando ao trabalho de cabeça arejada e com muita vontade de ajudar. Considero que fiz um bom 2011 e espero melhorar ainda mais esse ano. Hoje, o torcedor do Botafogo já me conhece, já sabe do meu jeito alegre de jogar. Infelizmente, não pude ajudar muito no final da temporada por que voltei do Pan-Americano com um problema no joelho. Mas estou iniciando o ano em ótimas condições físicas e pronto para encarar mais essa temporada - disse Cidinho.