Total de visualizações de página

Diretoria trabalha com dois 'planos B' para o caso de Tanaka não acertar

Contato com zagueiros, no Brasil e no exterior, são mantidos se opções financeiras pelo preferido do técnico Oswaldo de Oliveira se esgotarem

Por André Casado e Thales Soares Rio de Janeiro
 
Há um mês, desde que acertou com Oswaldo de Oliveira, o Botafogo concentra seus esforços para contratar o nipo-brasileiro Marcus Túlio Tanaka, indicação do novo treinador, fã de seu futebol nos cinco anos em que o teve como rival no Japão. Mas como o negócio está emperrado há algumas semanas, devido aos valores pedidos pelo Nagoya Grampus, outras duas opções surgem como "plano B" em General Severiano. A comissão criada pela diretoria já se mexe para consultar os nomes e ter agilidade no futuro, em caso de fracasso na vinda do titular da seleção japonesa.

Túlio Tanaka, brasileiro naturalizado japonês (Foto: Getty Images) 
Túlio Tanaka segue como o grande desejo do técnico Oswaldo de Oliveira no  Botafogo (Foto: Getty Images)
 
Ambos os nomes são mantidos em sigilo, mas sabe-se que um deles atua no futebol do exterior, provavelmente é um sul-americano. Ex-Real Madrid, Raúl Bravo, de 30 anos, foi oferecido, mas não vingou. Ele praticamente não tem jogado pelo Rayo Vallecano. Uma alternativa que agradava muito era Leandro Almeida, revelado pelo Atlético-MG, que está no Dínamo Kiev-UCR, mas a transação não é simples geraria custos. O Vasco já até sondou o reforço duas vezes.

Leandro Almeida, Dínamo Kiev x Maccabi Tel-Aviv (Foto: EFE)Leandro Almeida foi um dos nomes cotados no
Botafogo, mas é muito caro (Foto: EFE)
 
E onerar o departamento financeiro agora é justamente o que o Alvinegro quer evitar. A tendência é guardar uma "gordura" para investir às vésperas do Campeonato Brasileiro, quando a Copa do Brasil também estará em sua reta final. Nas mãos de Oswaldo, o grupo é considerado capaz de dar uma resposta após os maus resultados de 2011 e terá essa chance. Até mesmo o caso de Tanaka é visto com cautela, pois desembolsar 700 mil euros (cerca de R$ 1,7 milhões) não está nos planos.

De férias da temporada local, o zagueiro mantém a forma para estar bem se precisar se apresentar ao clube carioca há dias do começo do Campeonato Carioca, cuja estreia está marcada para o dia 22. O Glorioso tenta reduzir e parcelar o montante, mas, até então, o Nagoya mostra-se inflexível, já que Tanaka tem contrato até 2013. Há um representante do Japão em contato direto com as partes para achar um denominador comum. Não há pressa, pelo fato de Antônio Carlos, Fábio Ferreira - que renovou por um ano - e Brinner - que assinou por quatro -, estarem na pré-temporada, mas a demora já causa desânimo.

Para a lateral esquerda, outra posição que carece de um reforço, José Rojas, da Universidad de Chile, está perto de se transferir para o Botafogo, que deverá pagar R$ 2 milhões financiadamente. O jogador, de 28 anos e capitão do campeão da Copa Sul-Americana, já acertou salários com a diretoria.