Total de visualizações de página

Copinha abre a temporada 2012 do futebol brasileiro nesta terça

Com a tradição de revelar grandes talentos, competição tem oito jogos marcados para o primeiro dia. SporTV transmite estreia do atual campeão

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
 
Abrindo a temporada 2012 do futebol brasileiro, a Copa São Paulo de Futebol Júnior começa nesta terça-feira com oito jogos. Neste ano, a competição sub-18 contará com 96 clubes, divididos em 24 grupos. Os primeiros colocados e os oito melhores segundos de cada chave avançam para a segunda fase do torneio. A decisão está marcada para 25 de janeiro, data do aniversário da cidade de São Paulo.

Além de matar saudades de ver a bola rolando, a expectativa do torcedor é de poder acompanhar as jovens promessas de seus clubes. Atual campeão, o Flamengo vai em busca do tricampeonato da competição – venceu em 1990 e 2011. A base da equipe que conquistou o título no ano passado é a mesma e conta com nomes conhecidos, com passagens pelo time profissional, como Thomás e Muralha. No entanto, apostas como Victor Hugo e Pedrinho dão uma nova cara ao time, que espera se recuperar da péssima campanha no Brasileiro sub-20, quando não passou da primeira fase, em dezembro. A equipe estreia contra o Aquidauanense, do Mato Grosso do Sul, neste terça-feira, às 21h, em São Carlos. O SporTV transmite o jogo.

flamengo campeão copa são paulo (Foto: Marcos Ribolli/Globoesporte.com) 
Após 21 anos de jejum, o Fla levou o título da Copinha em 2011 (Foto: Marcos Ribolli/Globoesporte.com)
 
- Esperamos uma mudança de postura dos atletas para a competição e esperamos repetir o feito do começo do ano passado. Entramos com responsabilidade ainda maior como detentores do título. Temos de trabalhar o psicológico do grupo para fazer um bom papel. Não vai ser fácil. Vamos contra tudo e contra todos – disse o técnico do Paulo Henrique, campeão com o Rubro-Negro no ano passado.
Maior campeão da Copinha, com sete títulos, o Corinthians está no Grupo M, ao lado de Desportiva Ferroviária-ES, Juventus-SP e Santos-PB. Uma das grandes atrações da equipe está no banco de reservas. Agora no Timão, após deixar o Santos no ano passado, o ex-jogador Narciso vê a Copa São Paulo como uma grande oportunidade para os jovens atletas mostrarem serviço e cavarem uma vaguinha na equipe profissional.

– A Copinha será uma grande passagem para esses atletas, porque o profissional terá espaço para aqueles que jogarem bem – disse Narciso.

No Grupo S, ao lado de Bragantino, Grêmio Osasco e Oratório, o Grêmio vai em busca de seu primeiro título na Copinha. Apesar da tradição de revelar grandes jogadores, o Tricolor gaúcho nunca teve sucesso na competição. O clube aposta na experiência do técnico Jorge Parraga, ex-Palmeiras. O treinador, porém, não prevê vida fácil.

narciso corinthians copa são paulo juniores jogo-treino (Foto: Diego Ribeiro / Globoesporte.com) 
Ex-Santos, Narciso agora é o comandante do Timão
(Foto: Diego Ribeiro / Globoesporte.com)
 
- O fato de nunca ter vencido a taça é uma motivação a mais para o Grêmio. Queremos buscar finalmente o título. Estamos muito empolgados com o desempenho na Copinha pela preparação realizada. Esperamos fazer uma grande competição. Sabemos que será muito complicado. Precisamos ter muita atenção. O grupo está focado. Eles estão querendo algo a mais do que só participar - frisou Parraga.

Tradição de revelar grandes jogadores

Realizada desde 1969, a Copa São Paulo tem a tradição de revelar grandes jogadores. Nomes como Falcão, Casagrande, Toninho Cerezo, Denner, Djalminha, Kaká e Robinho disputaram a competição antes de despontar em suas vitoriosas carreiras. O último a brilhar na Copinha e vingar entre os profissionais foi o meia Bernardo, hoje no Vasco. Em 2007, ele foi o grande destaque do título do Cruzeiro. Dois anos depois, foi o artilheiro do torneio, com nove gols. Apesar do sucesso, o jovem não foi bem entre os profissionais da Raposa e, após uma rápida passagem pelo Goiás, só ganhou reconhecimento no Rio de Janeiro.

Neymar no dia de sua estreia na Copinha com a camisa do Santos (Foto: Reprodução SporTV)Neymar no dia de sua estreia na Copinha com a camisa do Santos (Foto: Reprodução SporTV)
 
Também em 2009, o Santos apresentou ao país o ataque que encantou o Brasil e conquistou a Copa do Brasil entre os profissionais no ano seguinte. Juntos, Neymar e André marcaram oito gols em cinco jogos, mas caíram junto com o Peixe nas oitavas de final, diante do Cruzeiro.