Total de visualizações de página

Botafogo terá comissão e Anderson Barros pode sair




RIO - O ano de 2012 começa com algumas mudanças na estrutura do futebol do Botafogo. Após muito pensar sobre o assunto, a diretoria alvinegra decidiu criar uma comissão de futebol no novo mandato do presidente Maurício Assumpção. Com isso, o atual vice, André Silva, contará com um reforço de peso na hora de tomar decisões com o apoio de vários nomes importantes no clube. Ao mesmo tempo, não terá junto com o gerente Anderson Barros - que ainda vai decidir se continua no cargo -, o poder de tomar as decisões referentes ao futebol no clube.

A comissão é formada pelo novo vice-presidente geral, Paulo Mendes, o assessor da presidência, Roberto Costa, o vice de finanças, Marcelo Murad, o diretor executivo, Sérgio Landau, além de André Silva e Anderson Barros.

Já nas últimas apresentações do zagueiro Brinner e do apoiador Andrezinho, coube a André Silva dar as boas vindas aos jogadores. Anderson Barros não esteve presente, fato pouco comum no futebol do clube. Oficialmente, no entanto, a assessoria de imprensa afirmou que Barros está tirando alguns dias de folga fora do Rio mas continua ajudando nas contratações.

Para alguns amigos, Anderson Barros disse que dificilmente ficará no cargo. A questão está sendo pensada com calma já que com a criação da nova estrutura estará subordinado a mais gente.
André Silva não vê qualquer problema na criação da comissão.

- Mais gente pensando o futebol sempre pode ajudar. É um novo sistema. Vamos ver como funciona.
No clube, a avaliação feita pela nova diretoria após a reeleição no final do ano de Maurício Assumpção é a de que o presidente ficará com mais tempo para se dedicar a alguns projetos que considera fundamentais.

Entre eles, estão a criação de dois modernos centros de treinamento de futebol para os profissionais e divisões de base, além de melhorias nas sedes para os sócios. Para isso, Assumpção necessita de mais tempo para se dedicar aos objetivos.
Esforço para resolver problemas logo

A reapresentação dos jogadores está marcada para quarta-feira e a diretoria corre contra o tempo para apresentar mais dois reforços fundamentais para o time em 2012. Um deles é um lateral esquerdo para substituir Cortês, vendido ao São Paulo. O clube já manteve contato com o representante de José Rojas, lateral da Universidad do Chile, e aguarda um final feliz para os entendimentos. Outra opção para a posição é o lateral esquerdo Luíz Gutiérrez, que atua na seleção boliviana. Na zaga, o nome indicado pelo novo técnico, Oswaldo de Oliveira, é o do zagueiro nipo-brasileiro Túlio Tanaka. O jogador pertence ao Nagoya Gramphus do Japão, que não está disposto a negociá-lo. Se quiser ficar com Tanaka, o alvinegro terá que pagar a multa rescisória.

O clube ainda busca um lateral-direito, e um volante para compor o elenco. Neste caso, a ideia é apostar em jogadores jovens e que possam ser valorizados a longo prazo.

Outro problema que a diretoria corre para resolver é o anúncio do novo fornecedor de uniformes. O acordo com a Puma foi exibido e posteriormente tirado do site oficial. A explicação é que o acerto está fechado mas se estuda a melhor data para uma apresentação em alto estilo da empresa.

O fato concreto é que o Botafogo não quer repetir em 2012 a frustração do ano passado, quando passou boa parte do Brasileiro lutando pelo primeiro lugar para na reta final da competição acabar na nona posição e eliminado em todas as competições que disputou.

O ano que se inicia começa com uma mentalidade em que títulos serão muito valorizados e no primeiro semestre o Botafogo enfrenta dois desafios que são o Estadual e a Copa do Brasil. A aposta em Oswaldo de Oliveira passa por aí: no currículo, não faltam títulos.