Total de visualizações de página

Botafogo se preocupa com diferença de preparação em relação ao Resende

Adversário da estreia no Campeonato Carioca treina há quase dois meses e já disputou três amistosos no fim do ano passado, vencendo todos

Por André Casado e Thales Soares Rio de Janeiro
 
loco abreu botafogo treino (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com) 
Loco Abreu treina forte para entrar logo em forma
(Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)
 
Cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém, diz o ditado popular. No Botafogo, ele é repetido a todo momento para o time não esquecer das dificuldades que vai enfrentar nas primeiras rodadas do Campeonato Carioca. A estreia está marcada para o dia 22, contra o Resende, no Engenhão, com apenas 18 dias de treinamento na pré-temporada.

Existe a preocupação de alguns jogadores com as vantagens que o adversário, também alvinegro, terá na estreia. Os mais experientes, acostumados com a disputa da competição, procuram informações. Um dos mais experientes do time, o zagueiro Antônio Carlos, veterano na competição, já sabe alguns detalhes da preparação do rival.

- Andei conversando com o Altamiro (Bottino, fisiologista) sobre o nosso trabalho. Temos de aproveitar tudo, porque o Resende está há quase dois meses treinando e nós vamos ter menos de 20 dias. Vamos correr contra o tempo. As equipes de menor expressão chegam bem preparadas no começo e surpreendem - disse Antônio Carlos, que teve a chance de disputar uma final contra o Volta Redonda, quando marcou o gol do título pelo Fluminense em 2005, e ainda lembrou que o próprio Resende aprontou para cima do Vasco no ano passado, em São Januário.

O Resende vem treinando desde o fim de novembro e já disputou três amistosos, com três vitórias: sobre Barra Mansa, Volta Redonda e América. A base do time é quase a mesma de 2011, sob o comando do experiente técnico Paulo Campos, ex-Flu, e reforçado de jogadores como o goleiro Mauro, ex-Santos, e o zagueiro argentino Facundo Gomez, com passagem pelo Boca Juniors.

- Em um primeiro momento, estes times considerados de menor investimento ou emergentes tiram vantagem do maior período de preparação que tiveram. Nos últimos anos, sempre apareceu uma surpresa para atrapalhar a vida dos grandes clubes e não acredito que neste seja diferente - comentou Oswaldo de Oliveira.

Para enfrentar uma preparação mais longa como essa, o trabalho do preparador físico Ricardo Henriques, trazido pelo novo treinador, tem sido duro. Os treinamentos são em dois períodos, em General Severiano, e na tarde desta sexta-feira eles ganharam a bola como presente para incrementar a atividade e aumentar a motivação.

antonio carlos botafogo treino (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)Antônio Carlos completa o circuito físico sob sol forte, em General (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)
 
- No início do ano é sempre assim, bem sofrido. Mas uma boa pré-temporada dá suporte para o ano todo. Essa é a parte chata do trabalho, mas você acaba se acostumando - disse Antônio Carlos, que terminou o ano se recuperando de uma lesão na coxa direita.

O Botafogo segue com o trabalho na pré-temporada em General Severiano até o dia 14, quando viaja para Saquarema, onde fará a parte final da preparação. Um jogo-treino, pelo menos, deverá ser marcado na Região dos Lagos. MNão há rival definido.