Total de visualizações de página

2012, o ano da virada para o Botafogo

Mentalidade renovadora busca consolidar série de medidas tomadas nas últimas temporadas para o time voltar a ser campeão


LANCEPRESS!
Rio de Janeiro (RJ)
 
Com a dispensa do lateral-direito Alessandro, o elenco não tem mais nenhuma peça que atuou pelo Botafogo em 2007, ano que o Alvinegro apresentou um futebol bonito, mas nada ganhou. Para 2012, a intenção é apagar de vez tudo o que possa lembrar os recentes tempos difíceis. A atual diretoria, que vai assumir o clube por mais três anos, pretende consolidar já no primeiro semestre o pensamento que baseia uma série de recentes medidas.

O ponto inicial da nova ideologia deu-se no início de 2010, quando boa parte do elenco que quase caiu para a Série B em 2009 foi dispensada. Daquele grupo, que tinha alguns jogadores contestados desde 2007, poucos sobraram na época. Aos poucos, o time conseguiu um artilheiro, ganhou um ídolo, manteve um goleiro seguro, teve jogadores convocados para a Seleção, mas ainda assim falhou feio em dois Brasileiros que teve chances de ganhar.

- A gente nota que ano a ano há uma melhoria constante. Essa melhoria constante logo vai se refletir em uma conquista - disse o consultor na área de motivação, Evandro Mota, que foi campeão brasileiro pelo Botafogo em 1995 e fez parte da comissão técnica de Caio Junior em 2011, mas saiu com o antigo treinador.

Para o presidente Mauricio Assumpção, é necessário ter pulso firme pelo sucesso. O dirigente recorda que foi difícil construir o atual elenco, mas o clube conseguiu se reencontrar após momentos de dúvida.

- Algo que aprendi foi que o futebol tem que ser forte. Sofremos em 2009. Não poderia estourar o orçamento ou o clube não estaria vivo. Foi uma busca intensa pela qualificação do elenco - destacou à Rádio CBN.

A cobrança no clube é grande para que uma importante taça seja conquistada rapidamente. Porém, o novo técnico, Oswaldo de Oliveira, não se diz pressionado:

- Os resultados virão à medida em que tivermos disciplina e continuidade.

Últimos anos prometeram, mas...

2007
Na Copa do Brasil, eliminado pelo Figueirense na semi. No Brasileiro, depois de liderar quase todo o primeiro turno, acabou em 9º. Na Sul-Americana, vexame diante do River Plate, da Argentina.

2008
Sétimo colocado no Brasileiro, em campanha que até chegou a empolgar, mas não engrenou.

2009
Quase rebaixado no Brasileirão.

2010
Campeão carioca. Sexto no BR.

2011
Nono colocado no Brasileirão.

Com a palavra

Evandro Mota, consultor na área de motivação

Dá para notar uma evolução muito grande no Botafogo, pois o comportamento atual está baseado no profissionalismo. As cobranças são feitas, mas há estrutura.

Gosto muito do trabalho que a diretoria tem feito. Mesmo com a cobrança por títulos, não se contrata por pressão. Tudo é bem avaliado. E assim, existem muito mais acertos do que erros. Isso fica claro ao ver que o time está quase todo mantido de 2011 para 2012.

Para mim, o clube só tem crescido em todas as áreas.

Oswaldo: peça-chave
O consultor Evandro Mota aposta no treinador Oswaldo de Oliveira como peça-chave para fazer o Botafogo, enfim, engrenar em 2012. A dupla trabalhou junta no Santos, em 2005, e o consultor é só elogios:

- O Botafogo escolheu um dos melhores técnicos deste país. É um profissional que sabe lidar com um grupo de atletas como poucos.

Quando apresentado pelo Botafogo, Oswaldo de Oliveira afirmouque vai trabalhar com a utilização de vídeos para auxiliar na parte tática, assim como Caio Junior fazia. Isso é algo que agrada Evandro Mota:

- A metodologia do Oswaldo é a mais moderna possível.

Mandamentos

1º Experiência
A direção pretende reforçar a ideia de contratar jogadores com experiência internacional. A chegada de Loco Abreu mostrou que atletas rodados no mercado internacional têm papel fundamental nos momentos decisivos. Por isso o clube está interessado em jogadores estrangeiros experientes, como o lateral chileno Rojas, da Universidad de Chile. A mesma estratégia vale para repatriar brasileiros no exterior.

2º Campeões
Outra estratégia é aproveitar melhor o perfil de jogadores com títulos importantes, como, por exemplo, Marcelo Mattos e Renato, que já foram campeões brasileiros. A direção acredita que ter vencedores no grupo é fundamental em momentos decisivos dos campeonatos para não acontecer mais o que vem acontecendo nos últimos anos. Por isso, a participação dos atletas campeões deve crescer no elenco do Botafogo de 2012.

3º Selecionáveis
O Botafogo entra 2012 com quatro jogadores com passagens por seleções (Jefferson, Elkeson e Renato, no Brasil, e Loco Abreu, Uruguai), fato que há muito tempo não acontecia no início da temporada. Entre os pretendidos para este ano estão Rojas (Chile) e Tanaka (Japão). O clube também tentou Lodeiro e Ignacio Gonzáles, colegas de Loco na Celeste.

Além da visibilidade para o clube e valorização para os atletas no mercado do futebol, as convocações trazem experiência aos jogadores e respeito diante dos adversários, fator importante em momentos de decisão.

4º Técnico de ponta
Com a saída de Caio Junior, a diretoria avaliou que precisava de um técnico de ponta para formar um time campeão e voltar a ganhar títulos nacionais. Por isso, investiu na contratação de Oswaldo de Oliveira em vez de insistir em treinadores considerados apostas.

Com Mundial e Brasileiro no currículo, Oswaldo chegou do Japão com um discurso otimista, falando em títulos e em colocar o clube noutro patamar nos próximos anos. Era isso que o departamento de futebol queria no perfil do novo comandante.

- Nosso objetivo é voltar a ganhar títulos. Vamos buscar isso com muito trabalho e empenho para que a torcida do Botafogo volte a sorrir – disse o técnico em sua apresentação.

5º Mudança de mentalidade
O Botafogo irá reforçar as ações de marketing com objetivo de atrair novos torcedores e mudar a mentalidade da nova geração. A intenção é tirar da cabeça da torcida o estigma de fracasso em momentos decisivos. O principal embaixador dentro do clube é o atacante Loco Abreu, jogador amado pelos botafoguenses e que não costuma se intimidar diante dos rivais cariocas. O objetivo é aproximar os alvinegros dos ídolos do clube, como aconteceu ano passado com as ações envolvendo o meia Maicosuel.

6º Cultura de vestiário
Um dos problemas históricos do Botafogo era mudança radical do grupo de jogadores de um ano para o outro. Isso dificultava a formação da chamada cultura de vestiário, ou seja, a identificação de jogadores com o clube e o entendimento sobre as angústias do torcedor. Por isso, as principais lideranças foram mantidas para este ano, como, por exemplo, Jefferson, Loco Abreu e Renato. A ideia é consolidar a política de contratos longos para aumentar o compromisso do atleta com o time.

7º Fator casa
O clube pretende consolidar este ano o fator casa como arma decisiva nas campanhas por títulos. Em 2011, o Botafogo teve a quarta melhor campanha como mandante no Brasileirão (chegou a estar em primeiro).

Após cinco temporadas, o Engenhão foi abraçado de vez pela torcida. A direção tem um projeto para aumentar a média de público e fazer do seu estádio um trunfo a mais diante dos adversários.