Há seis anos, todos tropeçaram na primeira rodada da Taça Rio. Para não repetir 'feito', time de General Severiano precisa vencer o Americano
O Botafogo duela contra o Americano nesta quinta-feira, às 19h30 (de Brasília), e, em caso de vitória, será o único dos quatro grandes a estrear com vitória na Taça Rio de 2012. Se conseguir os três pontos, o time da Estrela Solitária também evita um vexame que aconteceu na primeira rodada do torneio em 2006, quando Flamengo, Fluminense, Vasco e a própria equipe de General Severiano não venceram os pequenos.
Na rodada de quarta-feira, o Tricolor perdeu para o Resende por 2 a 1. O Cruz-Maltino ficou no empate por 2 a 2 com o Bonsucesso e o Rubro-Negro foi derrotado por 2 a 1 pelo Boavista.
No dia 18 de fevereiro de 2006, sábado, o Tricolor perdeu para o Madureira por 2 a 1, em Conselheiro Galvão. Fábio Júnior e Maicon marcaram para o time suburbano. Rogério descontou. Petkovic, que defendia a equipe das Laranjeiras, ainda desperdiçou um pênalti.
Um dia depois, os outros três entraram em campo. Em São Januário, o Vasco ficou no empate por 2 a 2 com a Portuguesa-RJ. Valdiram e Ygor fizeram os gols dos donos da casa, enquanto Bíula e Orlando fizeram para o time da Ilha do Governador.
No Maracanã, o Botafogo, que tinha conquistado a Taça Guanabara uma semana antes, empatou por 1 a 1 com o Nova Iguaçu. Marcos Denner abriu o placar para a equipe da Baixada. Dodô igualou ainda no primeiro tempo.
Fechando a rodada, no Eduardo Guinle, Friburguense e Flamengo também empataram: 3 a 3. O Rubro-Negro teve a estreia do atacante Luizão, que marcou dois gols. Mas o Tricolor da Região Serrana aproveitou a expulsão de Peralta, no segundo tempo. Jones, duas vezes, e Gedeil marcaram. Renato Abreu, de pênalti, aos 46 minutos, evitou a derrota.