Total de visualizações de página

Rodrigo Santoro diz que fotografia o fez aceitar papel de Heleno de FreitasRodrigo Santoro diz que fotografia o fez aceitar papel de Heleno de Freitas

Ator, que vive o ex-jogador no filme 'Heleno - O Príncipe Maldito', conta que produção do longa durou cerca de cinco anos. Filme estreia nesta sexta

Por SporTV.com São Paulo

 


Rodrigo Santoro vive Heleno de Freitas, ex-atacante e ídolo do Botafogo entre as décadas de 30 e 40, no filme "Heleno - O Príncipe Maldito". Uma foto do jogador, que teve uma vida controversa e repleta de polêmicas, foi responsável por cativar o ator a aceitar o desafio de representá-lo no cinema.

- Não tinha ideia da história dele (Heleno de Freitas). Ele foi me apresentado através de uma fotografia e logo que bati o olho fiquei absurdamente impressionado, esteticamente falando, com a harmonia que havia na fotografia. Parecia que ele estava dançando. E, ele tinha um apelido, dentre muitos, que era o Nijinsky (bailarino russo) do futebol. Por que era um cara que quando jogava era de uma elegância muito grande - disse o ator no "Bem, Amigos!" desta segunda-feira.

Vascaíno, Rodrigo Santoro conta que o processo para a produção do filme e do personagem durou cerca de cinco anos. Segundo o ator, foram ouvidos os poucos remanescentes que conviveram com o jogador.

- Durou cinco anos este processo. E eu não conseguia esquecer a ideia de fazer este filme (...) Era um homem de muitos adjetivos. Acho que o maior desafio era descobrir quem era o Heleno. Ele jogava muita bola, acima de tudo, mas tinha um temperamento intempestivo.

Rodrigo Santoro atuando como Heleno de Freitas, ex-jogador do Botafogo (Foto: Reprodução) 
Rodrigo Santoro atuando como Heleno de Freitas,
em São Januário (Foto: Reprodução)
 
Para viver Heleno, Rodrigo Santoro também contou com a ajuda de Cláudio Adão, atacante que começou a carreira no Santos no início dos anos 70 e passou por Flamengo, Botafogo, Fluminense e Vasco. Apesar de ser 'peladeiro', como o próprio se definiu, o ator buscou o ex-jogador para ganhar um toque de atleta profissional e se aproximar da classe que Heleno tinha quando atuava.

Também atuando como produtor da obra, Santoro considerou que "Heleno - O Príncipe Maldito" foi o filme em que mais se envolveu, mesmo já tendo participado de grandes produções de Hollywood. E, por isso, tem um grande carinho pela película.

- É o filme no qual eu mais me envolvi desde o principio. Eu pude entender o personagem de uma forma mais completa.
O longa "Heleno - O Príncipe Maldito" terá estreia nacional na próxima sexta-feira, 30.