Total de visualizações de página

Fellype Gabriel credita lado goleador à movimentação diferente do Japão

Meia estava acostumado com a rígida marcação nipônica, se aproveita de espaços deixados pelo futebol brasileiro e divide os méritos com grupo

Por André Casado Rio de Janeiro

 
Fellype Gabriel e Oswaldo treino Engenhão (Foto: André Casado / Globoesporte.com) 
Fellype Gabriel e Oswaldo conversam no treino
Engenhão (Foto: André Casado/Globoesporte.com)
A surpresa pelo começo fulminante também envolve Fellype Gabriel. Com cinco gols e cinco jogos, o meia não esperava conquistar a torcida e seu espaço no time titular de forma tão rápida. Mas há uma explicação, segundo ele. No futebol brasileiro, a marcação é mais frouxa, e o Botafogo tem como principal característica a movimentação. No Japão, onde esteve por dois anos, não era assim. Engana-se quem pensa que por lá seria ainda mais fácil brilhar, aponta.

- No Japão, eu fazia praticamente mesma função, mas não fiz tantos gols como agora. Lá eu também ajudava na parte defensiva. A movimentação está abrindo espaço nos últimos jogos, facilitando as conclusões. Aqui, essa movimentação é maior no meio para o ataque. O futebol japonês evoluiu muito, a pegada é maior, em termos de marcação. Você dribla e já tem uma cobertura. Então, fica difícil. No Brasil, a técnica é maior, mas dá espaço - avaliou.

Apesar das estreias marcantes, Fellype admite que jamais obteve início tão positivo por um clube. E divide os méritos com o grupo alvinegro, como tem feito há um mês.

- É a primeira vez nessa média de gols. É bem difícil um meia conseguir. Mas, se não fosse a dedicação dos meus companheiros, não conseguiria. Desde que cheguei, procurei trabalhar sério, fui bem recebido, e isso facilitou adaptação aqui. Vou seguir trabalhando no dia a dia, me dedicando, e sempre à disposição para ajudar e fazer tudo para ficar mais fácil - disse.
Curiosamente, o jogador tem brilhado no setor em que o Botafogo está mais bem servido. Diferentemente de laterais e cabeça de área, por exemplo, na armação há opções de sobra, mesmo com as ausências de Maicosuel e Cidinho. Além do meia-atacante Vitinho, que fraturou o pé direito quando vinha treinando bem e teria sua oportunidade na equipe.

- Tem bastante jogador no meio, estamos bem servidos na posição. Maicosuel vai ser mais uma opção de qualidade para o Botafogo quando voltar. Ficamos na expectativa. Nós, que estamos sendo utilizados agora, queremos corresponder cada vez mais e ajudar o time a crescer ainda mais - completou Fellype, titular em seu segundo clássico, contra o Flu, neste domingo.