Total de visualizações de página

LNET! revela detalhes sobre treino para recuperar El Loco

Atacante tem passado por trabalho de finalização que põe fôlego e físico à prova em lances explosivos com dez segundos


 Loco Abreu deve ser titular no clássico contra o Fluminense
 (Foto: Paulo Sérgio)
 
Vinícius Perazzini
Rio de Janeiro (RJ)
 
Existe todo um procedimento físico e técnico montado pelo Botafogo para Loco Abreu voltar a brilhar e o LANCENET! descobriu detalhes do treinamento específico dele. Nesta quarta-feira, pela manhã, o uruguaio trabalhou finalizações separadamente do elenco, atividade esta que exigiu o que a comissão técnica deseja do camisa 13: explosão na área e fôlego suficiente no momento do chute, tudo em dez segundos.

A mesma atividade tem sido repetida por Abreu nas últimas três semanas, quando começou o trabalho físico especial. Nesta quarta-feira, por cerca de 40 minutos, o jogador de 35 anos bateu em gol quase 70 vezes, balançando a rede na maioria das vezes. De zero a dez segundos, o atacante dá a arrancada na área, domina a bola tocada e chuta no seu limite físico.

Espera-se um Abreu novo já no clássico de domingo, contra o Fluminense. O LNET! falou com o auxiliar técnico do Botafogo, Jair Ventura, que tem acompanhado de perto o camisa 13. A recuperação física do atleta vai fazer a diferença, diz o assistente.

– Apesar de ser um trabalho de finalização, ele é muito mais físico do que técnico. Serve para explorar o limite do Abreu. Chutar após correr cerca de dez segundos exige muito e estamos aprimorando isso no atleta – comentou Jair Ventura.

É possível que esse tipo de trabalho de finalização próprio para Abreu continue nas próximas semanas. Mesmo com idade avançada para o futebol, o atacante desfruta de boas condições musculares e, apesar do 1,93m, é capaz de fazer jogadas de agilidade na área, como o gol diante do Santos no Brasileirão de 2010, uma verdadeira pintura até a rede.

Nos aproximados 70 chutes de ontem, Abreu se colocou em diferentes posicionamentos na área e arriscou os mais variados chutes. Vasto repertório, digno de muitos elogios.

– Foi o Loco que pediu esse treino específico. A gente sabe a qualidade nos chutes, a importância que ele tem – destacou o meia Andrezinho.

Com a palavra Jair Ventura
Auxiliar técnico do Botafogo, com exclusividade ao LANCENET!

"Treino mais próximo que existe de um jogo"
No exercício, fazemos estímulos de aproximadamente dez segundos com Abreu e o colocamos para finalizar no auge. É um trabalho físico muito bom e ganha ainda mais efeito por ter a bola, que é o instrumento de trabalho do atleta. É o treino mais próximo daquilo que vai acontecer em uma partida.

Abreu finaliza já fadigado, como na partida. Ele tem se mostrado adaptado ao trabalho. O processo de recuperação física tem sido feito com muito profissionalismo por parte do jogador.

Sobre os locais do chute, nós respeitamos as características do Abreu em entrar na área. Tem a finalização, na qual ele gira, e a outra, na qual vem em diagonal.