Total de visualizações de página

Botafogo está a um revés do Galo de ser o único invicto, mas não se ilude

Entre os 20 clubes da Série A, time de Oswaldo está ao lado do de Cuca, que fez cinco jogos a menos. 'Pode não levar a nada', alerta Andrezinho

Por André Casado Rio de Janeiro
 
Andrezinho treino botafogo (Foto: Cezar Loureiro / Agencia O Globo) 
Andrezinho ajuda o time a manter os pés no chão
no ano (Foto: Cezar Loureiro / Agencia O Globo)
 
Ainda falta um mês e meio para o início de um novo Campeonato Brasileiro, mas quase todos os 20 representantes da Série A deste ano já não podem mais ostentar o feito de estarem invictos na temporada. Restam apenas o Atlético-MG e o Botafogo, que fez cinco partidas a mais que os mineiros: 15 a 10 Os números positivos não mexem com o elenco, que gosta da motivação, mas ressalta que, até agora, nada foi alcançado, já que um empate tirou o clube da Taça Guanabara
- Temos que trabalhar bem isso, nós sabemos que o futebol vive-se assim, mas é passageiro. Sempre entramos em campo sabendo que a equipe pode evoluir cada vez mais. A invencibilidade pode não levar a nada se não ganharmos o título. Desde o início há uma evolução e uma grande chance de mantermos isso por algum tempo - acredita o meia Andrezinho.

Curiosamente, porém, o Galo tem mais vitórias que o Alvinegro carioca: nove a oito. O time do técnico Cuca, aliás, tem se mostrado impecável. Além de 100% no Campeonato Mineiro, na Copa do Brasil também levou a melhor em seu único compromisso, eliminando a partida de volta. Na tarde deste domingo, pouco antes de o Glorioso medir forças com o Fluminense, no clássico do Engenhão, o Atlético visita o Uberaba e pode pôr fim à marca. Tal vaidade não atinge o Botafogo, que tem consciência de que ainda precisa melhorar.

- Temos que fazer o nosso papel, sem pensar neste tipo de coisa, que acaba trazendo mais pressão - ensinou o zagueiro Antônio Carlos.

Vale ressaltar que, teoricamente, a Taça Libertadores apresenta nível mais elevado, e Flamengo, Inter, Santos e Vasco sofreram uma derrotada cada na competição. O Corinthians perdeu seu único confronto pelo Paulistão, e o Flu foi batido cinco vezes no Carioca, quase sempre com seu time reserva. Não à toa, está na decisão do estadual por ter erguido a Taça Guanabara.

Entre os oito não listados abaixo, o Bahia faz grande campanha, com somente duas derrotas em 20 partidas na temporada. Da relação, apenas Grêmio (Caio Júnior por Luxemburgo) e Flamengo (Luxemburgo por Joel Santana) trocaram de comando nos últimos três meses.

Confira alguns números dos 12 clubes de maior torcida em 2012:


Clubes de RJ, SP, MG e RS Jogos na temporada Derrotas na temporada
Botafogo 15 0
Atlético-MG 9 0
Corinthians 20 1
Palmeiras 19 1
São Paulo 18 1
Cruzeiro 10 1
Santos 20 2
Vasco 18 3
Flamengo 17 3
Grêmio 17 3
Internacional 18 4
Fluminense 18 5