Total de visualizações de página

Time misto do Flu enfrenta o invicto Botafogo em reencontro no Estadual

Tricolor, que eliminou o rival na semifinal da Taça GB, precisa da vitória para se reabilitar, enquanto o Alvinegro joga para manter sua liderança

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 
Fluminense e Botafogo cruzam seus caminhos pela segunda vez no Campeonato Carioca, às 18h30m deste domingo, no Engenhão. A situação, no entanto, é bem distinta daquela vivida na semifinal da Taça Guanabara. Com a corda no pescoço desta vez, o Tricolor precisa da reabilitação após três derrotas, mas, por conta do desgaste da viagem à Venezuela, pela Libertadores, vai com um time misto, tônica do returno até aqui. Enquanto isso, líder de seu grupo e invicto na temporada, o Alvinegro carrega o favoritismo e busca se vingar do rival, que o eliminou nos pênaltis na ocasião e aumentou a pressão em General Severiano.
Para evitar ter que decidir o Estadual, no fim de abril, a equipe de Abel Braga ainda sonha com a Taça Rio e, com isso, o título direto. Como sua chave vem com aproveitamento menor em relação à outra, as chances ainda são grandes. E, com a classificação às oitavas da competição continental por antecipação, o foco pode passar a ser o Carioca nas próximas semanas.
O Glorioso espera repetir a atuação consistente do último clássico, quando derrotou o Vasco por 3 a 1. São quatro clássicos sem derrota, e a confiança é a palavra da ordem no clube. Pela primeira vez em março, o Botafogo conseguiu uma semana inteira para treinar.
O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os detalhes em tempo real, com vídeos exclusivos, já meia hora antes de a bola rolar. O Premiere FC transmite ao vivo no sistema pay-per-view.

header as escalações 2
Fluminense: preocupado com o desgaste após a maratona que foi a viagem até Barinas, o técnico Abel Braga preferiu poupar alguns jogadores. Bruno, Deco, Thiago Neves e Wellington Nem devem começar entre os reservas. Com isso, o Flu terá uma nova dupla de apoiadores e também de ataque. O time deve entrar em campo com: Diego Cavalieri, Jean, Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos; Edinho, Valencia, Lanzini e Wagner; Rafael Moura e Fred.

Botafogo:
com a iminência de perder Loco Abreu mais uma vez, com dores nas costas após uma pancada no treino de sexta-feira, Herrera, que seria barrado, deve ser mantido. O esquema 4-2-3-1 segue, e Oswaldo poderia repetir a escalação depois de um mês e meio. Eis a formação: Jefferson, Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos, Renato, Andrezinho, Fellype Gabriel e Elkeson; Herrera (Loco Abreu).

quem esta fora (Foto: arte esporte)
Fluminense: Anderson e Diguinho estão suspensos após terem recebido o terceiro cartão amarelo. Já Araújo segue se recuperando de uma lesão muscular na coxa esquerda.
Botafogo: o meia Maicosuel está em fase final de recuperação de seu segundo estiramento na coxa direita e só deve estar à disposição de dez a 15 dias. O meia-atacante Vitinho fraturou o pé esquerdo e ainda retoma as atividades. Além deles, Loco é dúvida pelo problema nas costas.

header fique de olho 2

Fluminense:
Lanzini é um jogador querido pela torcida tricolor. O argentino entrou no decorrer da partida contra o Zamora na última quinta-feira e sofreu a falta que originou o gol marcado por Rafael Sobis. Agora, ele irá receber mais uma oportunidade entre os titulares para poder brilhar e corresponder ao que se espera dele. Ao lado de Wagner, terá a missão de abastecer a dupla de ataque formada por Fred e Rafael Moura.
Botafogo: são cinco gols em cinco partidas e, sobretudo, um histórico polpudo em clássicos. Fellype Gabriel entra como um dos protagonistas no Engenhão, e a torcida espera os três gols sobre o Vasco voltem a fazer a diferença desta vez. Adaptado ao esquema e trabalhando duro, garante que está pronto para tentar de novo.

header o que eles disseram

Jean, volante do Fluminense: "Clássico é sempre diferente. A semana é mais intensa, a preparação também... Por mais que a gente queira e lute para dar o melhor em todos os jogos, o clássico tem um gosto especial. Estou muito feliz de poder participar de mais um em minha carreira. Sabemos da qualidade do Botafogo e precisamos estar atentos aos detalhes, que sempre definem uma partida como essa".
Antônio Carlos, zagueiro do Botafogo: "Vários jogadores do Fluminense vieram para jogar e nem são relacionados são às vezes. Só podem jogar dez na linha. Isso prova a qualidade do elenco deles, temos que ter atenção a todo momento. Mas nossa cabeça está voltada para a classificação. Não queremos saber se vamos pegar titulares ou reservas".


header números e curiosidades

* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia.
* Computando todas as competições, o Fluminense não vence o Botafogo há mais de dois anos (ou sete jogos). A última vitória do Flu aconteceu no dia 7 de março de 2010, quando o time venceu no Maracanã por 2 a 1. São três triunfos alvinegras e quatro empates.

* O último empate sem gols entre Fluminense e Botafogo pelo Campeonato Carioca aconteceu há oito anos (ou 12 jogos):

* Fluminense e Botafogo se enfrentaram apenas oito vezes na história do Engenhão, com três vitórias do Bota e cinco empates. Foi um confronto entre os dois clubes que marcou a inauguração do estádio.

header último confronto v2


O último confronto entre Fluminense e Botafogo foi justamente a semifinal da Taça Guanabara, em fevereiro. Na ocasião, o Botafogo abriu o placar com Elkeson, mas cedeu o empate ao Tricolor logo depois, que marcou com Leandro Euzébio. A decisão foi para os pênaltis e o Flu levou a melhor quando Loco Abreu desperdiçou a última cobrança do Botafogo. Jean e Lucas também perderam.