Volante, porém, deve enfrentar o Duque de Caxias, neste sábado, a quarta partida do clube em dez dias. Ao menos, quatro titulares serão poupados
Sempre elogiado pelo físico, Renato admite
cansaço (Foto: Fábio Castro / Agência Estado)
cansaço (Foto: Fábio Castro / Agência Estado)
O desgaste físico anunciado pela sequência de quatro jogos nos últimos dez dias aumentou com o esforço até emocional que o time do Botafogo precisou ter para obter a suada classificação para a segunda fase da Copa do Brasil, na última quarta-feira, contra o Treze-PB. Assim, ao menos quatro titulares devem ser poupados contra o Duque de Caxias, neste sábado. Renato, porém, apesar dos quase 33 anos e da exigência de fôlego que sua posição exige, não está nesta relação. Ainda assim, o exemplo do clube no quesito admite que está cansado.
- Existe (cansaço), sim, até pelo tempo de recuperação entre um jogo e outro. Oswaldo optou por tirar os titulares da última partida do treino, e isso tem de ser feito. O horário agora é às 16h, muito quente, mas estamos preparados, o grupo está ciente da necessidade da entrega para vencer. A recuperação está sendo dentro do planejado, já sabíamos disso. Esperamos, a partir deste bom trabalho, estarmos com as pernas melhores. O intuito é o de fazer uma boa apresentação, sem precisa se poupar em campo - avisou Renato, na véspera de sua 15ª partida na temporada.
Em entrevista na última quinta-feira, o zagueiro Antônio Carlos também não negou que está sofrendo com o esforço. Ele, no entanto, não deve ser poupado. Concentrou normalmente junto com seu companheiro, Fábio Ferreira. A diretoria busca opções para rechear o elenco com mais opções, mas vem encontrando dificuldades no mercado. Assim, com poucos jogadores rodados à disposição, Oswaldo quebra a cabeça para compor seu banco de reservas.
Nomes como Gabriel, Jefferson e Willian estão relacionados e podem ser aproveitados. Em tese, Lucas, Marcelo Mattos, Andrezinho ou Felllype Gabriel e Loco Abreu - já previamente confirmado - são os favoritos para ficarem foram. Lucas Zen, portanto, tem tudo para ser titular, assim como Felipe Menezes, que disputaria vaga com Caio e Jobson.
- Penso (em poupar), mas não tenho muitas alternativas. Aonde eu puder mexer, vou considerar seriamente e conversar com o grupo. Não é bem um time misto. Elkeson volta e Herrera (que saiu no intervalo contra o Treze) também está garantido. Aí, ganhei duas soluções. Mas Marcelo Mattos foi muito exigido, vai passar por uma avaliação, o Fábio Ferreira tem um corte na testa... Nas laterais é que fica difícil - disse Oswaldo de Oliveira, após o triunfo nos pênaltis sobre o Treze-PB.