Total de visualizações de página

De 2009 a 2012, Jobson ganha oito quilos e quer aliar explosão à força

'Turbinado', atacante diz que família acha que está gordo quando lhe assiste

Por André Casado Rio de Janeiro
 
Jobson está de volta. E turbinado. Depois de cinco partidas entrando no segundo tempo, a versão 2012 do atacante tem impressionado cada vez mais. Desde 2009, quando chegou ao Botafogo pela primeira vez, ganhou oito quilos de massa magra - antes, pesava 73kg e agora, 81kg, distribuídos em 1,75m de altura. O estilo de jogo não mudou muito, mas a vantagem que leva sobre os adversários, sim. E o atacante está ansioso para colocar isso novamente em prática.

- Quando eu pegar ritmo de jogo, aí vai melhorar, vai ficar como eu quero. A massa vai ajudar. Eu era muito leve, perdia algumas divididas. Fiquei muito tempo sem jogar e pude fazer bastante academia. Minha família, quando me assiste, até pergunta se estou gordo (risos). É massa, estou forte - diverte-se Jobson, que encorpou mesmo no primeiro ano, porque desde que deixou o Alvinegro, em outubro de 2010, só teve aumento de 1,6kg, no período de Atlético-MG e Bahia.

Jobson no treino do Botafogo (Foto: Cezar Loureiro / Agência O Globo)Jobson: velocidade e força nas arrancadas (Foto: Cezar Loureiro / Agência O Globo)
 
O fisiologista do clube, Altamiro Bottino, ressalta que o ganho de massa não influencia na agilidade do jogador, se ele estiver com o percentual de gordura controlado e competindo em alto nível.

- Isso é lenda urbana. Ele ganhou mais explosão, e os números, que só vêm evoluindo desde a avaliação de 5 de janeiro, são bons. Maicosuel, por exemplo, jamais demonstrou que perdeu a velocidade, como muitos disseram. E precisava desse ganho físico - explicou.

Para o preparador físico Ricardo Henriques, o camisa 11 está quase no ponto.

Jobson treino botafogo (Foto: Cezar Loureiro / Agencia O Globo) 
Jobson ergue peso em treino no campo de General
Severiano (Foto: Cezar Loureiro / Agencia O Globo)
 
- Ainda pode melhorar a questão física, dar uma afinadinha. Estamos em contato com a área de nutrição e com todos os envolvidos na questão. Estamos controlando a alimentação dele, assim como a dos outros. Principalmente fora do clube, Jobson tem que ajudar - avisou.

Mesmo depois do gol marcado sobre o Duque de Caxias, no último sábado, o primeiro em quase oito meses, Jobson segue na reserva para o clássico contra o Fluminense, domingo, no Engenhão. A expectativa é a de experimentá-lo por 90 minutos somente em mais algumas semanas.