Total de visualizações de página

Experiente, Mattos exalta parceria com Renato: 'Só tenho a crescer'

Dupla de volantes entra no segundo ano junta, agora com a pré-temporada

Por André Casado e Thales Soares Rio de Janeiro
 
Afastado do futebol brasileiro há cinco anos, Oswaldo de Oliveira trabalhou com poucos e também quase não enfrentou os jogadores do grupo atual do Botafogo. Mas citou nominalmente em sua apresentação os experientes Marcelo Mattos e Renato como dois dos quais se lembra de ter admirado o futebol do outro lado do campo, quando defendiam Corinthians e Santos, respectivamente. A dupla parece intocável no momento e será um dos pilares do time alvinegro, em busca de afirmação na temporada 2012.

Para o experiente Mattos, de 28 anos, seu futebol só cresceu desde a chegada do companheiro, que ficou sete anos na Espanha, destacando-se pelo Sevilla. A expectativa, então, é de uma composição de ainda mais qualidade no meio de campo, que ainda ganhou Andrezinho, ex-Inter.

Renato Marcelo Mattos Botafogo (Foto: Montagem sobre foto do Globo)Renato e Marcelo Mattos 'sustentam' meio de campo alvinegro  (Foto: Montagem sobre foto do Globo)
 
- Renato joga com uma naturalidade enorme, isso facilita bastante o meu trabalho. Não tem nem muitas palavras a dizer sobre ele, a não ser elogios. É experiente, tranquilo em campo, jogou na Espanha e na Seleção. É o nosso condutor de bola, dependemos dele ofensivamente também. Meu futebol só tem a crescer - elogiou o camisa 5.

Sem preocupações extracampo
Ambos poderão aumentar o entrosamento desta vez por conta do trabalho reforçado pela pré-temporada, algo que não ocorreu ano passado. Mattos estava machucado em janeiro passado, e Renato chegou à General Severiano apenas em maio. Em seguida, a dificuldade para renovar contrato tirou o sono do ex-jogador do Panathinaikos, da Grécia, que não aliviou na negociação. O compromisso, agora, vai até 2016.
- Foram noites sem dormir, é uma situação que preocupa e atrapalha, claro. Não fiz a pré-temporada, senti um pouco também e hoje tenho a oportunidade de me concentrar totalmente só nas competições. Espero estar num bom nível, mas o sucesso do Botafogo depende de todos, que precisam se dedicar. Temos de estar juntos para chegar aos títulos.

A ansiedade pelo começo do Campeonato Carioca será amenizado pelo jogo-treino de domingo, diante do Boavista, já em Saquarema. Mattos aprova o teste.

- É importante, sim, começarmos logo a pôr em prática o que o Oswaldo quer. Vamos encontrar dificuldades, até porque os rivais de menor expressão vêm treinando há muito tempo.  Mas temos um padrão dos jogadores que estavam no ano passado e seguem quase todos. Agora, é mais focar em se equiparar na parte física para iniciarmos bem - explicou.