Total de visualizações de página

Dupla cidadania de Loco e Herrera pode ajudar o Bota

Iniciativa, que partiu dos próprios jogadores, deixa o Alvinegro com mais duas vagas para jogadores estrangeiros

Loco Abreu e Herrera (Foto: Wagner Meier)  
Loco Abreu e Herrera estão próximos de adquirir nacionalidade brasileira (Foto: Wagner Meier)
 
Marcelo Benevides
Vinícius Perazzini

Rio de Janeiro (RJ)
 
O Brasil já é a segunda casa de Loco Abreu e Herrera, mas brevemente passará a ser a segunda nação na vida dos hermanos do Botafogo. Ambos estão com processos bem adiantados de dupla cidadania e, até o fim do mês, podem ganhar o documento que garante a nacionalidade brasileira. Como o Botafogo tem predileção por jogadores sul-americanos, a segunda cidadania dos atacantes pode ajudar o clube a seguir investindo em reforços vindos de países vizinhos, sem ter a preocupação com limite de estrangeiros. Hoje, uma equipe brasileira pode escalar três gringos entre os titulares.

Com Loco Abreu e Herrera legalizados como brasileiros, haveria brecha para novas investidas no mercado exterior. Argentina, Uruguai, Chile e até Bolívia são os países com jogadores que o Botafogo demonstrou algum interesse. O mais próximo seria José Rojas, da Universidad de Chile, com quem o clube mantém contato para preencher a lateral esquerda.

O processo de dupla cidadania de Loco Abreu está sendo monito-rado pelo Botafogo. O clube vem auxiliando o uruguaio com a comprovação de documentos exigidos. O atacante tem o direito a adquirir residência fixa no Brasil por conta de sua capacidade profissional depois de dois anos atuando no país. O caso de Herrera é mais simples, uma vez que ele trabalha no Brasil desde 2006, além de ter uma filha nascida em São Paulo, o que contribui para a aquisição da nacionalidade brasileira.

A iniciativa partiu dos próprios jogadores e é celebrada em General Severiano. O vice jurídico do clube, José Mauro Couto Filho, considera Loco Abreu, por exemplo, um autêntico nativo:

– Ele já é um carioca e agora ficará mais brasileiro do que nunca.

LOCO JÁ RECEBEU TÍTULOS QUE O COROAM

Se Loco Abreu ainda não é brasileiro no papel, é mais verde e amarelo do que nunca em honrarias recebidas. No ano passado, o atacante foi condecorado com três títulos oficiais: cidadão honorário da cidade e do estado do Rio de Janeiro e da cidade de Duque de Caxias (RJ).

O deputado esta-dual Xandrinho (PV-RJ), autor da proposta que garantiu ao atleta do título de cidadão do Estado do Rio de Janeiro, se colocou a disposição para auxiliar Abreu nos bastidores.

– Se o Loco Abreu precisar de mim para conseguir essa naturalização, irei ajudá-lo. Ele é uma pessoa de muito caráter e personalidade e ficaria muito feliz em poder participar desse processo de alguma forma – disse o deputado Xandrinho.

Outro processo em trâmite na vida de Loco Abreu é a renovação com o Botafogo. A legislação só permite que o atacante assine vínculo de no máximo dois anos com um clube brasileiro, pois se trata de um estrangeiro. Há um pré-contrato já acertado por mais dois anos e o papel do novo acordo oficial já está pronto, faltando apenas ser assinado, o que deve ocorrer na próxima semana.

Loco Abreu já disse que deseja ficar no Brasil até a Copa de 2014.

ENTENDA O CASO

Quem pode virar brasileiro?
Quem tem residência contínua no território nacional pelo prazo mínimo de quatro anos. No caso de Abreu, o jogador se beneficia pelo artigo 113 do Estatuto do Estrangeiro – o prazo pode ser reduzido para dois anos caso seja recomendável por sua capacidade profissional, científica ou artística.

Benefícios por vir
Para Loco Abreu, passe livre para continuar no Botafogo até 2014, sem as limitações impostas para estrangeiros. Para o Glorioso, se El Loco e Herrera virarem brasileiros, abrem vagas para gringos no grupo. Apenas três podem jogar juntos por um time no Brasil.

EL LOCO E O BRASIL

Primeiro contato difícil
Em 1998, Abreu assinou com o Grêmio e não se adaptou. Saiu em sete jogos.

Carinho no Botafogo
Em cinco meses de clube, El Loco já era ídolo. Campeão carioca em 2010, o jogador se tornou o símbolo do Bota.

Glorioso: casa especial
Em setembro de 2011, Abreu fez do Bota o clube pelo qual mais atuou na carreira. Hoje, já são 88 partidas.

Planos por muito tempo
Loco Abreu tem pré-contrato assinado para ficar no Botafogo até 2014.

HERRERA E O BRASIL

Campeão no início
Pelo Grêmio, em 2006, conquistou o Gauchão e foi o artilheiro da equipe naquela temporada, com 13 gols. Ficou no Imortal também em 2007.

Raçudo em Sampa
Pelo Corinthians, em 2008, ganhou a Série B e virou símbolo de disposição.

Querido no Alvinegro
Após nova passagem pelo Grêmio, em 2009, Herrera acertou com o Bota em 2010 e levou o Estadual naquele ano. Logo após o título, o atacante foi comprado até dezembro de 2013.

- Com a palavra:

José Mauro Filho
Vice jurídico do Botafogo

"Por mim, colocaria 11 estrangeiros no time"
Essa questão não passou pelo nosso departamento. O Botafogo pode estar ajudando o Loco Abreu sem a necessidade de um advogado do clube. Vejo essa iniciativa com bons olhos. É uma saída muito boa. Por mim, colocaria 11 estrangeiros no time. Os jogadores sul-americanos são mais disciplinados, pois eles têm uma educação melhor que a nossa. A vontade do Loco Abreu em ter a cidadania demonstra que, cada vez mais, está bem ambientado por aqui.