Total de visualizações de página

Botafogo vence o Boavista com boa atuação de Felipe Menezes

Andrezinho vai bem, mas meia reserva termina como destaque no jogo-treino, em Bacaxá. Oswaldo de Oliveira prefere não colocar Jobson

Por Thales Soares Direto de Saquarema, RJ
 
andrezinho botafogo (Foto: Thales Soares/GLOBOESPORTE.COM) 
Andrezinho disputa bola em jogo-treino
(Foto: Thales Soares/GLOBOESPORTE.COM)
 
Foi apenas o primeiro teste do Botafogo sob o comando do técnico Oswaldo de Oliveira, mas Andrezinho já mostrou algumas de suas qualidades, que despertaram o interesse da diretoria em contratá-lo para ser o camisa 10 do time em 2012. Apesar do seu bom rendimento, os titulares não saíram do 0 a 0 nos primeiros 45 minutos com o Boavista, neste domingo, no Estádio Eucyr Resende, em Bacaxá, e contaram com os reservas para vencer o jogo-treino por 3 a 0, com destaque para Felipe Menezes, autor de dois gols e uma assistência.

A ausência do jogo-treino foi o atacante Jobson. Ele não atuou, contrariando a promessa feita por Oswaldo na sexta-feira, garantindo que o colocaria no segundo tempo. No coletivo de sábado, no campo anexo do Engenhão, o atacante chegou a ser escalado no time reserva.

O começo foi promissor. Andrezinho aplicou um chapéu em um adversário e deu um bom chute nos primeiros minutos. Ele, Maicosuel e Elkeson formaram uma linha de três armadores para municiar Loco Abreu, que teve participação discreta no jogo-treino. O único momento de maior irritação dos torcedores foi com o zagueiro Fábio Ferreira, depois de dois erros grosseiros de passe, que ainda foi punido com cartão amarelo.

Credenciado por ter sido carrasco do Flamengo na semifinal da Copa do Brasil de 2009, quando defendia o Internacional, Andrezinho teve seu nome gritado pela torcida numa cobrança de falta. Quem bateu, no entanto, foi Elkeson, que acertou o travessão, aos 36 minutos. No rebote, Loco Abreu cabeceou para grande defesa de Thiago.

O Boavista também teve seu grande momento. Aos 44 minutos, Fabiano Gadelha ficou livre na pequena área, mas parou na boa saída do goleiro Jefferson, que evitou um resultado ainda pior para o time titular em seu primeiro teste na temporada.
No segundo tempo, com a troca de todos os jogadores do Botafogo, o time começou em cima. Logo aos cinco minutos, em bom passe de Felipe Menezes no meio da zaga, o argentino Herrera recebeu livre na área e bateu firme para fazer 1 a 0 sobre o Boavista.

Com seu time titular quase todo ainda em campo, o Boavista continuou sendo um adversário complicado e criando boas chances. Renan precisou trabalhar para evitar o empate no segundo tempo. Aos 27, no entanto, Felipe Menezes cobrou falta e contou com o desvio da barreira para fazer 2 a 0, em cima do goleiro Luís Guilherme, emprestado pelo Botafogo ao Boavista. No final, o meia ainda fez mais um em boa jogada de Cidinho.

A escalação do Botafogo no primeiro tempo, com parada técnica por causa do forte calor, teve Jefferson, Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos, Renato, Maicosuel, Andrezinho e Elkeson; Loco Abreu.

No segundo, com chuva e parada técnica, Oswaldo colocou em campo Renan (Milton Raphael), Gabriel, Matheus, Brinnes e Renan Lemos (Elber); Lucas Zen, Felipe Menezes, Caio (Vitinho) e Willian (Jeferson); Alex (Cidinho) e Herrera.