C. Eduardo (d) e Fellype Gabriel disputam jogada com arquibancada vazia em Fla x Bota
Semifinais da Taça Guanabara têm 13% de aumento em renda; queda de público é de 10%
Pedro Ivo Almeida e Rodrigo ParadellaDo UOL, no Rio de Janeiro
Apesar da revolta dos torcedores, os dirigentes dos quatro clubes
semifinalistas da Taça Guanabara atingiram seus objetivos ao final das
disputas do último fim de semana. Com o polêmico aumento no preço dos
ingressos, que custavam até R$ 80, os clássicos envolvendo Fluminense,
Vasco, Botafogo e Flamengo tiveram um aumento de 13% na renda em relação
à disputa da mesma fase em 2012.
Os números, porém, não foram acompanhados nas arquibancadas. Na mesma
comparação, os clássicos decisivos da Taça Guanabara tiveram uma queda
de 10,2% no público presente aos dois jogos do fim de semana. Enquanto
55780 torcedores assistiram às semifinais de 2012, apenas 50087
prestigiaram Fluminense x Vasco e Flamengo x Botafogo neste fim de
semana.
E foi justamente o clássico do último domingo, entre os times da Gávea e
de General Severiano, que determinou o aumento da renda e a queda do
público. Enquanto Fluminense e Vasco não tiveram maiores variações em
relação aos números de 2012, os outros rivais aumentaram em quase R$ 300
mil os faturamentos de bilheteria.
Responsável pela organização do campeonato, a Federação de futebol do
Rio de Janeiro lamentou o ocorrido, mas se eximiu de qualquer culpa da
queda de público.
CONFIRA PÚBLICO E RENDA DAS SEMIFINAIS DA TAÇA GB DE 2012 e 2013
Semifinal 1 (2012) | Semifinal 2 (2012) | Semifinal 1 (2013) | Semifinal 2 (2013) |
Vasco x Flamengo R$ 590.240,00 21.492 pagantes 29.284 presentes |
Fluminense x Botafogo R$ 541.615,00 21.143 pagantes 26.496 presentes |
Vasco x Fluminense R$ 449.910,00 20.632 pagantes 25.026 presentes |
Flamengo x Botafogo R$ 831.380,00 21.545 pagantes 25.061 presentes |
“A decisão de aumentar os preços do ingresso é exclusivamente dos
clubes. É uma pena. O espetáculo perde muito em público”, disse Marcelo
Viana, diretor de competições da Ferj.
Procurados para comentar a diminuição da presença da torcida, os
dirigentes do Flamengo não responderam aos contatos da reportagem. Na
última semana, porém, o vice-presidente de marketing do rubro-negro,
Luiz Eduardo Baptista, disse que o aumento de preço era normal e
minimizou uma iminente queda do número de torcedores no estádio.