Total de visualizações de página

Maracanã: quase prontos, vestiários
já têm armários para os jogadores

Espaço para os atletas promete ser um dos mais modernos do mundo. Catracas das arquibancadas e da área VIP já estão no canteiro de obra

 

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro




O Maracanã segue com trabalhos acelerados para ser entregue em perfeitas condições para a disputa da Copa das Confederações, que acontece no próximo mês de junho. Um dos setores mais importantes da obra, os vestiários estão em fase final e prometem estar entre os mais modernos do mundo. Além de algumas banheiras de hidromassagem, os armários destinados aos jogadores já estão instalados. O espaço é grande e confortável.

As catracas das arquibancadas e da área VIP, que está em fase de acabamento, já estão no canteiro de obras. Além disso, os banheiros destinados aos torcedores também apresentam os trabalhos adiantados.


Palco das finais da Copa das Confederações deste ano e da Copa do Mundo de 2014, o estádio começou a receber as placas de alta resolução dos futuros placares eletrônicos. Serão quatro e estarão em lugares estrategicamente estudados para uma melhor visão dos torcedores.

obras Maracanã vestiário (Foto: Globoesporte.com) 
Armário de um dos vestiários do Maracanã já está pronto (Foto: Globoesporte.com)
 
obras Maracanã vestiário (Foto: Globoesporte.com) 
Parte do vestiário ainda em obra, com acesso restrito (Foto: Globoesporte.com)
Água das chuvas nos banheiros

obras Maracanã banheiro (Foto: Globoesporte.com) 
Banheiro pronto para a Copa das Confederações
(Foto: Globoesporte.com)
 
 
O projeto do novo Maracanã seguirá o sistema LEED (Leardership in Energy and Environmental Design) – certificado que significa liderança em energia e design ambiental –, do Green Building Council Brasil (GBC), concedido a empreendimentos que apresentam alto desempenho ambiental e energético. O estádio terá dispositivos economizadores de água e um sistema de captação de água de chuva, o que diminuirá o uso de água potável em 50% para irrigação do gramado. A meta é reduzir o consumo de água em 30%. A chuva captada pela nova cobertura será utilizada também para o funcionamento dos banheiros, que terão torneiras inteligentes com fechamento automático e descargas ecológicas.

Cerca de 6.500 operários trabalham na obra, que atingiu 92% de conclusão. A data da entrega prometida pelo governo é 27 de abril, quando acontecerá o primeiro evento-teste. O segundo será em 8 de maio. Por último, no dia 2 de junho, Brasil e Inglaterra vão se enfrentar com 80% da capacidade do estádio.

Na Copa das Confederações, serão três partidas: México x Itália (16 de junho), Espanha x Taiti (20 de junho) e a decisão (30 de junho).

obras Maracanã cancelas estádio (Foto: Globoesporte.com) 
 
As catracas de entrada de um dos setores do estádio carioca  (Foto: Globoesporte.com)
 
obras Maracanã camarote (Foto: Globoesporte.com) 
 
Camarote pronto e decorado à espera de torcedores para jogos no Maracanã (Foto: Globoesporte.com)