Total de visualizações de página

Novo palco principal do RJ, Raulino tem pedido de interdição parcial

Vistoria realizada em janeiro também apontou falhas estruturais que colocam em risco a integridade física dos torcedores

 

Por Richard Souza Rio de Janeiro
 

Aberta rachadura e torcedores Raulino de Oliveira (Foto: Richard Souza) 
Rachadura no Raulino de Oliveira. Ao fundo,
casal de torcedores (Foto: Richard Souza)

A solução pode virar um novo problema. Alternativa para a interdição do Engenhão, o Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, será o palco de clássicos, semifinais e finais no Campeonato Carioca, segundo divulgou a Federação de Futebol do Rio nessa quarta-feira. O problema é que, assim como o estádio da capital, o Raulino também tem problemas estruturais, e sua lotação poderia causar riscos aos torcedores. Uma das saídas seria a diminuição de 15% da capacidade.

O GLOBOESPORTE.COM teve acesso ao último laudo de engenharia da secretaria municipal de Planejamento, elaborado em 14 de janeiro deste ano, que apontou que a estrutura de um dos setores da arquibancada está comprometida devido a uma rachadura de seis metros, o que coloca em risco a integridade física dos torcedores. A interdição do espaço foi recomendada. No entanto, na vitória do Flamengo sobre o Bangu, na noite da última quarta-feira, a área foi utilizada pelos rubro-negros normalmente. O Raulino tem capacidade para receber 20.255 pessoas. Em caso de fechamento parcial, seriam vetados cerca de 3.040 lugares.


Procurada, a Federação do Rio avisou que se pronunciaria sobre a questão nesta quinta.

“Recomendamos, o mais urgente, interdição imediata do acesso N às arquibancadas. Bem como, a também interdição de um trecho de aproximadamente 20 metros para cada lado do citado acesso, proibindo-se a ocupação neste trecho (...). As anomalias encontradas são classificadas pela Norma de Inspeção Predial Ibape/SP – 2011, item 12.1.1, como Endógenas (que se formam no interior), e o grau de risco como Crítico, item 13.1”, diz um dos trechos do documento de quatro páginas.

Nenhuma providência foi tomada. Com base nas informações do laudo, a Ferj poderia solicitar a qualquer momento a interdição parcial ou até total do Raulino até que as falhas fossem corrigidas. Porém, os jogos do estadual têm sido realizados sem fiscalização no local.

estádio Raulino de Oliveira Volta Redonda detalhe (Foto: Divulgação / Site Oficial do Volta Redonda) 
Marcação na foto acima mostra o acesso N à arquibancada (Foto: Site do Volta Redonda)

A inspeção mais recente apontou um resumo de anomalias constatadas em 12 de abril de 2012. A vistoria de janeiro, nove meses depois, mostrou que nenhuma providência havia sido tomada. No laudo, um item cita rachaduras na laje de acesso às arquibancadas.

“Em observação ao problema, nota-se que no ponto de encontro das lajes e piso há diferença no grau de inclinação, sito no local onde se encontra o acesso às arquibancadas (acesso azul, sala no depósito nº 6). Neste local houve o esmagamento da estrutura de concreto armado existente, causando
rachadura no encontro das duas lajes, que se apoiam sobre a viga metálica de sustentação da estrutura (...). Por baixo do piso nota-se que uma das lajes está perdendo o seu ponto de apoio, devido à ruptura do concreto no local, e que se observa o seu prolongamento a extensão aproximada de seis metros”, aponta outro trecho.

A análise dos engenheiros destaca ainda que é necessário um reforço estrutural, já que as condições oferecem riscos, e diz que existem outros pontos de futuras falhas.

Rachadura detalhe Raulino de Oliveira (Foto: Richard Souza) 
No detalhe, rachadura no Raulino de Oliveira
(Foto: Richard Souza)
“Por considerar uma situação grave devido à destinação específica de suportar cargas dinâmicas móveis de pessoas (torcedores) causando forte impacto na estrutura (em dias de jogos). Há a necessidade que se monte um esforço estrutural na parte inferior desta laje de modo a aumentar o seu apoio, evitando-se assim o rompimento total do encontro das estruturas das lajes pelo colapso total devido à ruptura da estrutura (...) a existência de novos focos de possível ruptura da estrutura, similar ao que está ocorrendo nesta seção da arquibancada”.

Ainda de acordo com o documento, os problemas do estádio Raulino de Oliveira ultrapassam as rachaduras no setor de arquibancadas. Também foram constatados pelos técnicos da prefeitura: vazamento nas Academias da Vida e Musculação provocado pela chuva, trinca na alvenaria do túnel central e afundamento no piso do corredor B. Além dessas questões, que foram apontadas pela vistoria de engenheira do ano passado, o laudo de 14 de janeiro decreta:

“Deverão ser tomadas medidas em caráter de urgência, até para que se garanta a segurança dos usuários”.



 Recomendações do laudo:

* Revisão com substituição de assentos, inclusive muitos se encontram com parafusos de fixação à mostra, oferecendo risco imediato;

* Recapeamento asfáltico da pista de rolamento para veículos de apoio no entorno do campo de jogo;

* Pintura de toda a arquibancada, tendo em vista o mau aspecto apresentado no momento;

* Pintura de toda a estrutura de sustentação da cobertura das arquibancadas;

* O mais urgente: interdição imediata do acesso N à arquibancada, bem como a também interdição de um trecho de aproximadamente 20 metros para cada lado do citado acesso, proibindo-se a ocupação neste trecho.