Total de visualizações de página

Ferj e Prefeitura de Volta Redonda garantem: Raulino está seguro

Federação e Município dizem que estádio tem plenas condições de receber os jogos do Campeonato Carioca, após interdição do Engenhão

 

Por Richard Souza Rio de Janeiro


Outra rachadura Raulino de Oliveira (Foto: Richard Souza) 
Detalhe de uma das rachaduras que comprometem
parte da arquibancada (Foto: Richard Souza)
 
A Federação de Futebol do Rio e a Prefeitura de Volta Redonda garantem que o Raulino de Oliveira está em plenas condições de receber jogos do Campeonato Carioca. Alternativa para a interdição do Engenhão, o estádio será o palco de clássicos, semifinais e finais. Segundo a Ferj e o governo municipal, o laudo de engenharia da Secretaria de Planejamento da cidade, elaborado em 14 de janeiro deste ano, que apontou problemas estruturais no local, não preocupa. O documento mostrou que a estrutura de um dos setores da arquibancada está comprometida devido a uma rachadura de seis metros, o que pões em risco a integridade física dos torcedores. A interdição do espaço foi recomendada.

Via assessoria de imprensa, a Federação afirma que todos os laudos que liberam o Raulino de Oliveira foram apresentados e enviados para o Ministério Público ainda em janeiro. O estádio, portanto, está liberado para jogos do Campeonato Carioca. Além disso, a Ferj diz que não recebeu de forma oficial o laudo publicado na reportagem do GLOBOESPORTE.COM desta quarta-feira.


laudo Raulino estádio  (Foto: Reprodução) 
Laudo apresentado pela Prefeitura de Volta Redonda garante não haver risco (Foto: Reprodução)
 
 
Ainda assim, o presidente Rubens Lopes marcou uma reunião com o prefeito de Volta Redonda, Antônio Francisco Neto, e com a empresa de engenharia pública da cidade para saber a situação do estádio. A princípio, o encontro deve acontecer nesta segunda-feira.

estádio Raulino de Oliveira Volta Redonda detalhe (Foto: Divulgação / Site Oficial do Volta Redonda) 
 
No detalhe, o local que estaria comprometido, segundo laudo anterior (Foto: Site Oficial do Volta Redonda)
 
A prefeitura, por sua vez, apresenta um laudo datado de 20 de janeiro deste ano de uma vistoria encomendada pela administração do Raulino de Oliveira para avaliar as arquibancadas do estádio. A empresa responsável pelo estudo foi a IHB Engenharia e Consultoria S/C Ltda. O documento é assinado pelo engenheiro Ildony Bellei, responsável pelo projeto da estrutura metálica do Raulino, reinaugurado em 2004 após uma grande reforma e modernização. O laudo conclui que as instalações estão em bom estado de conservação e estabelece:

“Após a análise dos desenhos de projeto e vistoria no local, concluímos que o estado atual das estruturas, passados aproximadamente nove anos, estão em bom estado de conservação, necessitando de repintura na parte superior das coberturas por questões estéticas e pequenos reparos, não oferecendo nenhum risco aos espectadores.”

Pequenos reparos terão que ser feitos. Algumas anotações feitas no outro laudo são exageradas (...). Não é nada que comprometa. Não há risco nenhum"
 
Ildony Bellei, engenheiro autor do laudo que garante não haver qualquer risco no Raulino
O texto não faz qualquer menção aos problemas apontados nos dois estudos anteriores, de 12 de abril de 2012 e de 14 de janeiro de 2013.

- Fiz o laudo baseado na segurança estrutural. Pequenos reparos terão que ser feitos. Algumas anotações feitas no outro laudo são exageradas. O que apontou para ser reparado já está sendo. Não é nada que comprometa. São duas coisas distintas. Eles foram mais para um lado do reparo. Eu fui para o lado da segurança estrutural. Na semana que vem devemos acabar os outros reparos. Não há risco nenhum – disse Ildony Bellei.

A Prefeitura de Volta Redonda também assegura que o laudo de inspeção do Corpo de Bombeiros sobre o estádio está em dia. A última vistoria foi realizada no último
dia 26 de fevereiro.

- O laudo da vistoria apontou questões que precisariam ser resolvidas. O pessoal que fez o laudo carregou na tinta para acelerar providências, o prefeito chamou o autor do projeto para que ele verificasse, e, na concepção dele (Ildony Bellei), não há nenhum problema de segurança. Por isso o estádio está liberado. A responsabilidade é sempre do autor do projeto - disse Lincoln Botelho, secretário de Planejamento de Volta Redonda.