Total de visualizações de página


Redação SporTV (Reprodução)

Para jornalista, Brasileiro de pontos corridos acabou com 'São Caetanos'

Tim Vickery usa o vice-campeão de 2000 e 2001 como exemplo e afirma que sistema atual, que completa 10 anos, deixou torneio mais previsível

 

Por SporTV.com Rio de Janeiro




No dia 29 de março de 2003, há exatos dez anos, o Guarani venceu o Vasco por 4 a 2, no Brinco de Ouro, e o Atlético-PR bateu o Grêmio por 2 a 0 na Arena da Baixada. Foram as duas primeiras partidas do Campeonato Brasileiro daquele ano, o primeiro disputado no sistema de pontos corridos, com turno e returno. Para o correspondente da BBC na América do Sul, Tim Vickery, a principal mudança nesta década foi a ausência de grandes zebras. O jornalista inglês citou o São Caetano (vice em 2000 e em 2001) como exemplo e afirmou que o torneio está mais previsível.

- Hoje em dia, seria impensável um time com média de público tão pequena disputar o título. Não gera renda suficiente, nem com a bilheteria nem com o direito de transmissão das partidas. No ano passado, tirando o Palmeiras, os 11 primeiros eram os tradicionais de Rio, São Paulo, Minas e Rio Grande do Sul. Uma zebra de lugar nenhum, um São Caetano, é impossível. Em um campeonato de longo prazo, você precisa de um elenco muito maior - afirmou o jornalista, no "Redação SporTV".

Fluminense Brasileirão 2012 (Foto: Miguel Schincariol / Globoesporte.com) 
Fluminense posa com a taça do Brasileirão na festa da CBF (Foto: Miguel Schincariol / Globoesporte.com)
 
O São Caetano, citado por Tim Vickery, disputou o Brasileiro nos pontos corridos entre 2003 e 2006. Caiu para a Série B e não voltou mais para a primeira divisão. Na sua opinião, com 38 partidas para todos, os clubes mais tradicionais levam vantagem para captar dinheiro e, assim, outros estão perdendo espaço constantemente.

- O Atlético-PR ganhou o Campeonato Brasileiro de 2001. Eu assisti a uma palestra na época. O Atlético tinha ambição de se tornar o maior clube da América do Sul. Fez uma boa campanha, em 2004, logo no início desse sistema. Depois de dez anos, as mudanças foram assimiladas. Hoje é difícil imaginar o Atlético-PR campeão brasileiro. Ficou muito mais difícil. Neste formato, é mais fácil para os 12 tradicionais conquistarem patrocinadores. A distância entre eles e os outros está aumentando.

O Furacão foi vice-campeão em 2004 e disputou a Série A até 2011. Depois de uma temporada na Segundona, está de volta em 2013. Desde a adoção dos pontos corridos, foram campeões: São Paulo (três vezes), Corinthians, Fluminense (duas vezes cada), Cruzeiro, Santos e Flamengo. Para o comentarista André Loffredo, a tendência é a concentração de títulos continuar.

- Um time com uma torcida menor, de um centro financeiro menor, tem mais dificuldade hoje em dia. Nos pontos corridos, é muito difícil surpreender, é quase impossível.

Apesar disso, o comentarista acredita que a fórmula se tornou a preferida dos torcedores brasileiros.

- Eu diria que o campeonato caiu no gosto do torcedor. Acho que o torcedor se acostumou ao fato de não ter finais. Muitas vezes, o campeonato não premia a melhor equipe, e sim a mais regular. No ano passado, o Fluminense talvez não tenha sido o melhor time, não venceu o Atlético-MG nem o Grêmio. Mas foi o mais regular, com certeza, porque somou mais pontos. Não se pode questionar o mérito de um campeão nos pontos corridos.