Total de visualizações de página

Jogos de Flu e Botafogo neste meio de semana serão em São Januário

Partidas inicialmente marcadas para o Engenhão têm data e horário mantidos, mas serão realizadas no estádio do Vasco

 

Por Edgard Maciel de Sá e Fred Huber Rio de Janeiro




Depois de reunião emergencial na sede da Federação de Futebol do Rio (Ferj) na noite desta terça, o presidente da entidade, Rubens Lopes, anunciou que os dois jogos deste meio de semana do Campeonato Carioca, inicialmente marcados para o Engenhão, que foi interditado pela prefeitura por oferecer riscos aos torcedores (assista no vídeo), serão disputados em São Januário. O Fluminense enfrenta o Macaé nesta quarta, às 19h30m, na Colina. No mesmo local e no mesmo horário, o Botafogo vai encarar o Friburguense, na quinta-feira.

- Tratamos do destino dos jogos do Campeonato Estadual  em função da medida emergencial tomada acertadamente pelo prefeito Eduardo Paes. Definimos os jogos de Fluminense e Botafogo, na quarta e na quinta. Chegamos a um consenso de que essas partidas vão ser mantidas em seus horários e datas. O local onde essas partidas serão realizadas será em São Januário, com a cessão do presidente Roberto Dinamite, que entendeu a necessidade de uma solução rápida e imediata.

Rubens Lopes afirmou que a hipótese de adiar os jogos causaria transtorno a todos os envolvidos na competição. Para decidir com urgência o que fazer com a terceira rodada da Taça Rio, o presidente da Ferj se reuniu com presidentes de três dos quatro grandes clubes - Peter Siemsen não compareceu porque estava em reunião do Conselho Deliberativo do Fluminense, nas Laranjeiras - na sede da entidade depois do encontro com o prefeito Eduardo Paes.

- Os jogos serão amanhã (quarta) e quinta em respeito aos torcedores que já adquiriram ingresso. Tanto Fluminense e Macaé já estão concentrados, e a desmobilização causaria transtorno. Em função disso, resolvemos manter a partida apenas com a mudança de local.

O presidente da Ferj disse que não há qualquer definição sobre a rodada do fim de semana. Em princípio, haveria dois jogos no Engenhão: o clássico entre Vasco e Botafogo, no domingo, e o confronto entre Fluminense e Boavista, no sábado. A entidade tampouco sabe informar onde serão disputadas as semifinais e finais da Taça Rio.

- Isso ainda não foi conversado. Exige uma discussão mais ampla em função do deslocamento, necessidade, segurança... A prioridade eram os jogos de quarta e quinta. Amanhã (quarta), vamos resolver a rodada do fim de semana. E, daí em diante, já com mais tranquilidade e tempo, vamos escolhendo os estádios que vão abrigar os jogos que já estão marcados.

Reunião FERJ (Foto: Edgard Maciel) Eduardo Bandeira de Mello, Rubens Lopes, Mauricio Assumpção e Roberto Dinamite concedem entrevista na sede da Ferj depois de reunião (Foto: Edgard Maciel de Sá)
 
 
Perguntado se a alteração de local a menos de 24 horas do início do jogo entre Fluminense e Macaé não fere o Estatuto do Torcedor, Rubens Lopes afirmou que o caso se encaixa numa exceção prevista na lei.

- Não fere. É um caso de força maior. O estatuto prevê isso, assim como o Regulamento Geral das Competições.

Devolução do valor do ingresso

De acordo com Rubens Lopes, os clubes devolverão o valor dos ingressos àqueles torcedores que já tiverem comprado seus bilhetes para os jogos desta semana no Engenhão, mas não desejarem ir a São Januário.

- Se  torcedor não quiser ir a São Januário, eu acho que ele tem o direito de receber seu dinheiro de volta. Os clubes não se incomodarão em devolver o valor dos ingressos. Cada clube deverá estabelecer um plano de ação para atender essa demanda.

Vasco vê episódio como chance para São Januário receber clássicos

O presidente do Vasco, Roberto Dinamite, disse que resolveu abrir São Januário para estes jogos pelo bem do futebol carioca, apesar de saber que pode ser alvo de críticas de sua própria torcida. Ele vê este episódio como uma chance de provar que a Colina pode receber clássicos.

- A posição do Vasco, e sei que posso receber críticas, mas estamos olhando o futebol carioca como um todo. O problema está aí. O desejo do Vasco anteriormente já era fazer clássicos em São Januário. Não depende apenas dos clubes, mas de outros setores, principalmente de segurança. O Vasco mostra sua grandeza olhando para o futebol como um todo.

Eduardo Bandeira de Mello, presidente do Flamengo, comentou sobre a possibilidade de o clube jogar em São Januário e não descartou a hipótese. Como o Rubro-Negro é o principal rival do Vasco, o temor é maior para a liberação.

- Como torcedor, já fui assistir ao Flamengo em São Januário e não tinha problemas. O futebol carioca está evoluindo, estamos recuperando valores. Vamos recuperar isso também, não podemos ter violência nos estádios. Vamos resolver brevemente onde serão nossos jogos.