Total de visualizações de página

Elenco alvinegro luta para não deixar problemas afetarem busca pelo título

Clube passou por diversas turbulências na atual temporada, mas mesmo assim segue firme e forte; última foi a interdição do Engenhão por tempo indeterminado


Luiz Gustavo Moreira e Walace Borges - Rio de Janeiro (RJ)
 
Oswaldo de Oliveira com Rafael Marques - Treino do Botafogo (Foto: Cléber Mendes/LANCE!Press)


"Botafogo, superando adversidades". Se o clube adotasse um lema para esta temporada, esse certamente seria o mais indicado. E não foram poucos os problemas enfrentados pelo time até agora. O último deles foi a perda do Engenhão por tempo indeterminado.

Mesmo dessa maneira, o Glorioso segue firme na disputa pelo título estadual, que pode ser alcançado de forma direta caso leve a Taça Rio para General Severiano.

– Superamos vários problemas e vamos superar outro. Esse é o Botafogo – disse Gabriel, ao LANCE!Net.

O ano começou com muita pressão em cima do técnico Oswaldo de Oliveira. A torcida estava insatisfeita com seu trabalho em 2012 e muitos reprovaram sua renovação de contrato. Além dele, dirigentes foram criticados por não conseguirem nenhum centroavante de peso.

A pressão foi forte, mas a diretoria manteve Oswaldo e colheu os frutos da escolha na conquista da Taça Guanabara. O título diminuiu as críticas e começou a mudar a relação entre a torcida e o treinador.

– Passamos por tanta coisa nesse ano... Parece que alguma coisa quer nos derrubar, mas não vamos deixar. Somos fortes e unidos. Nos fortalecemos a cada dia que passa para fazer um bom trabalho e conquistar títulos – completou o volante.

Experientes ajudam
Um dos segredos para que o Alvinegro não se deixe abater pelas barreiras encontradas é a liderança exercida por jogadores mais experientes. O recém-chegado e multicampeão Bolívar é um exemplo disso. Contratado sob desconfiança após uma temporada em baixa no Internacional, ele se firmou como uma das principais peças do time.

– Temos de ver os problemas como motivação. Esquecer essas coisas e não deixar essas situações nos atrapalhar dentro de campo – afirmou o General.

Navegando em mares complicados, o Glorioso parece ter encontrado de vez o rumo. A grande preocupação no ano passado era com a falta de experiência de alguns jogadores. Mas com tudo o que vem ocorrendo, isso também já foi superado!

Alguns dos problemas enfrentados pelo Botafogo durante este ano

Críticas ao técnico - Oswaldo de Oliveira começou o ano sob pressão das arquibancadas por não ter conseguido uma vaga na Libertadores deste ano, seja pelo Brasileirão ou pela Copa do Brasil. A insistência com Rafael Marques no ano passado ajudou a criar esse clima ruim. Neste ano, a torcida gritou o nome de Loco Abreu no empate por 0 a 0 com o Bangu, na Taça Guanabara. Claramente uma provocação.

Salários atrasados - Ter o salário atrasado no Botafogo tem virado rotina. Desde o ano passado os jogadores convivem com isso. Recentemente o goleiro Jefferson revelou que o clube devia dois meses. Na semana da final da Taça Guanabara, jogadores e funcionários do clube tiveram os salários de janeiro pagos. Porém, os direitos de imagem seguem em aberto.

Interdição do Engenhão - Com ótimo aproveitamento dentro do Engenhão, o Botafogo se viu sem uma de suas principais armas após a interdição do local. Além do prejuízo técnico – pois estava acostumado a jogar lá – o time terá um grande prejuízo financeiro, já que estava costurando um acordo com a Caixa pelos naming rights do Estádio Olímpico João Havelange, que está sob posse alvinegra até 2027.

Expulsão de Seedorf - A partida contra o Madureira já estava próxima de chegar ao fim, mas o juiz Philip George Bennett expulsou o apoiador Seedorf, alegando que o holandês havia dito que ele estava de "palhaçada" em uma confusão iniciada com saída de Cidinho, lesionado. O camisa 10 do Botafogo nega ter proferido esta palavra e irá a julgamento no TJD-RJ.