Total de visualizações de página

Eduardo Paes garante que Engenhão não corre risco de demolição

Prefeito diz que problema na estrutura do estádio tem solução e precisa ser resolvido rapidamente

 

 Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

 

 VER VÍDEO AQUI




Os torcedores cariocas foram surpreendidos na noite de segunda-feira com a notícia da interdição do Engenhão. Em entrevista coletiva ao lado de representantes dos clubes, o prefeito Eduardo Paes informou que problemas estruturais que oferecem riscos ao público motivaram o fechamento. Na manhã desta terça-feira, Paes falou novamente sobre o assunto. Ao “Bom dia Rio”, ele garantiu que a ameaça de demolição do estádio não existe e disse que espera que o problema seja resolvido o mais rapidamente possível.

- Não há o risco (de demolir o estádio). Temos um problema na cobertura, passou da margem do risco aceitável, mas é um problema que tem solução. Não vai precisar desmontar o estádio. Queremos ter o Engenhão de volta o mais rapidamente possível para abrigar os jogos do futebol carioca - afirmou.

Nesta terça-feira, o prefeito receberá oficialmente o laudo que aponta os problemas na estrutura do Engenhão. Às 11h, na sede da prefeitura, ele concederá uma entrevista coletiva para apresentar detalhes técnicos da interdição. O presidente da RioUrbe, Armando Queiroga, e o representante do Consórcio Engenhão, Marcos Vidigal, também participarão. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em tempo real.

Eduardo Paes falou ainda sobre responsabilidades e custos da obra de restauração do estádio e informou que terá de ser feita uma auditoria.

- Vamos ter que fazer (auditoria). A pessoa que construiu o estádio, eu não era prefeito ainda, diz que tem risco, não posso deixar o estádio aberto. A partir disso, vamos ter que checar se as contas foram feitas erradas... Se for um problema de projeto, aí sim a responsabilidade é da prefeitura, se for um problema de execução, aí a responsabilidade é de quem fez. Vamos apurar isso, porque só posso pagar uma eventual correção do problema, que não tem ainda uma solução, depois de apuradas as responsabilidades. O problema é que essa foi uma obra polêmica. Então tem toda uma discussão, o que a gente vai tentar é preservar o interesse público. Se for responsabilidade do consórcio, eles vão ter que pagar. O que a gente tem de concreto até agora é um laudo dizendo que há riscos.

O prefeito explicou o que mudou desde que o ele próprio afirmou, em 2010, que o estádio não oferecia riscos ao público.

- Na época não se apontava risco. Em 2010, ninguém dizia que tinha risco. Como não entendo de ventos, isso é um laudo dos engenheiros. Mas a partir do momento em que um laudo diz que há risco, nossa decisão é interditar - disse.

Não há qualquer prazo para a reabertura do estádio. Os jogos Fluminense x Macaé, marcado para esta quarta, e Botafogo x Friburguense, que acontece nesta quinta, vão ser realizados no estádio de São Januário. As partidas subsequentes marcadas para o estádio, porém, seguem sem local definido.

Inaugurado em 2007 para o Pan do Rio de Janeiro, o Engenhão custou cerca de R$ 380 milhões ao cofres públicos.