Total de visualizações de página

Rafael Marques escapa de polêmicas e ganha espaço no Botafogo

Com palavras e gestos comedidos, um dos mais queridos do grupo reafirma não ser um homem de área e garante que confiança voltou

 

Por Fabio Leme Rio de Janeiro
 

Rafael Marques, Madureira x Botafogo (Foto: Fabio Castro/AGIF) 
Rafael Marques ganhou confiança após o gol
sobre o Quissamã (Foto: Fabio Castro/AGIF)
 

Ele é paulista de Araraquara, já morou na Turquia, se consagrou no Japão e hoje joga no Rio de Janeiro, mas o estilo é mineiro. Discreto, sem muito alarde desde que chegou ao Botafogo em 2012, Rafael Marques soube esperar sua vez. Se antes era vaiado, contestado e criticado pela torcida e boa parte da mídia, o atacante agora está mais confiante e sorridente, mas nada que o faça mudar de postura.

Avesso a polêmicas e frases de impacto, o que o faz ser um dos mais queridos do elenco alvinegro, o atacante prefere adotar no seu discurso diário frases que valorizem o grupo e não a si mesmo, independentemente se isso o prejudica ou não. Questionado em que posição se sentia mais à vontade, ele se esquivou, mas deixou no ar sua predileção.

- Eu me sinto mais à vontade quando a equipe ganha, esse é meu pensamento, fazendo gol ou dando assistência. No meu ponto de vista, o melhor é sempre fazer gol, mas dar assistência também é importante – disfarçou o atacante, sem esconder a preferência em ser um segundo homem de frente.

Discreto, o atleta vai trabalhando, ganhando confiança da torcida e, pelas beiradas, se firmando como titular no esquema do técnico Oswaldo de Oliveira. A guinada veio após seu primeiro gol pelo Glorioso, o quarto na goleada diante do Quissamã por 4 a 0, no último dia 16 de março.

- A confiança vem naturalmente depois que sai aquela pressão. A tendência é atuar mais tranquilo, procurando estar mais calmo quando tem uma chance de gol – confessou.

Eu me sinto mais à vontade quando a equipe ganha, esse é meu pensamento, fazendo gol ou dando assistência"
Rafael Marques
 
Ao ser contratado para substituir Loco Abreu, Rafael Marques afirmara não ser um jogador de área. Com a falta do ídolo e sem muitos jogadores naquela posição, o atacante topou realizar esta tarefa, mas reconhece não ter ido bem. Atualmente, mais ambientado e com o time em um ótimo momento, Rafael diz acreditar que a torcida já sabe o jeito que ele gosta de atuar e, por isso, a relação melhorou.

- Essa foi a grande dificuldade da minha adaptação, pois, realmente, não é minha função ficar ali dentro da área, parado, não é minha característica. Procurei fazer uma posição que não era a minha, e, infelizmente, ano passado não deu certo. Este ano as coisas vêm mudando bastante e a torcida viu o jeito que gosto de jogar – salientou.

Com a impossibilidade de tantos meias atuarem na partida de quinta-feira, Rafael Marques revelou que ele próprio poderia realizar a função de ligação entre meio e ataque, algo que não seria novidade na sua carreira.

- Já joguei como meia aberto e mais centralizado também. Sempre me senti bem jogando nessas posições – garantiu o atacante, que pode formar dupla de ataque com Bruno Mendes atuando da maneira que mais gosta.

Botafogo e Friburguense se enfrentam às 19h30m, nesta quinta-feira, em São Januário, em partida válida pela terceira rodada da Taça Rio.