Total de visualizações de página

Coincidências cercam as carreiras de Oswaldo e Autuori, rivais no clássico

Técnicos de Botafogo e Vasco, adversários nesta quarta-feira, tiveram primeiro encontro em 1979, como preparadores físicos do América

 

Por Raphael Zarko e Thales Soares Rio de Janeiro

Oswaldo de Oliveira Botafogo entrevista (Foto: Satiro Sodré / Agif) 
Oswaldo de Oliveira lembra confronto de 1999
com Autuori (Foto: Satiro Sodré / Agif)
 
 
Desde 1979, as carreiras de Oswaldo de Oliveira e Paulo Autuori são cercadas de coincidências. Na época, ainda jovens, chegavam ao América como preparadores físicos e sonhavam com voos bem mais altos. Nesta quarta-feira, eles serão adversários, comandando Botafogo e Vasco, respectivamente, no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, pela quarta rodada da Taça Rio.
A amizade de mais de 30 anos os fez seguir caminhos parecidos em certos pontos de suas carreiras. Ambos passaram por Catar e Japão, onde, aliás, Oswaldo substituiu Autuori para iniciar a temporada de 2007 com o Kashima Antlers. Dez anos antes, o inverso aconteceu no Cruzeiro.

No currículo, Oswaldo, de 62 anos, e Autuori, de 56, também contam com Santos, Flamengo, Botafogo, Vasco e São Paulo como clubes coincidentes.

- Nos conhecemos no início da minha vida profissional e na dele. O encontro foi no América em 1979. Ele vinha da Portuguesa e eu do Bonsucesso. Depois vim para o Botafogo e ele foi para Portugal. Estamos há um tempão sem encontrar. É mais contato telefônico. Acho que nos enfrentamos uma vez em 1999, ele no Santos e eu no Corinthians - disse Oswaldo de Oliveira.

paulo autuori vasco treino (Foto: Ivo Gonzalez / Agência O Globo) 
Autuori passa por mais um clube no qual Oswaldo
trabalhou (Foto: Ivo Gonzalez / Agência O Globo)
 
 
O treinador lembrou bem do confronto que venceu por 4 a 1, pelo Brasileiro de 1999. Mas houve outro jogo e Oswaldo novamente saiu vencedor. Ele comandava o Fluminense na vitória ppor 2 a 1 sobre o Botafogo de Autuori, no Campeonato Brasileiro de 2001.

Autuori demonstrou conhecer bem o trabalho de Oswaldo. Ele fez questão de mandar um abraço ao amigo antes do confronto desta quarta-feira, mas preferiu se eximir dos comentários sobre a escalação do adversário para o clássico, já que o Botafogo não terá Seedorf, suspenso.

- Temos que olhar para o nosso time, fazer nosso trabalho. O Oswaldo faz um trabalho muito bom, o time entra em campo já sabendo o que vai fazer. Eles já ganharam a Taça Guanabara e pode ser que teste algo. Aliás, um grande abraço para o meu amigo - afirmou Paulo Autuori.