Total de visualizações de página


Tite admite influência de organizadas nos clubes: 'Isso tem que ser barrado'

Ex-técnico do Corinthians diz que já foi impedido de treinar após eliminação para o Tolima e atuou como mediador em protesto de torcedores

 

Por Rio de Janeiro


http://globotv.globo.com/sportv/redacao-sportv/v/tite-diz-que-existem-interferencias-de-torcedores-nos-clubes/3008989/

Há três dias longe do comando do Corinthians, Tite admitiu que uma minoria de torcedores influencia negativamente os clubes de futebol, exigindo participação política e utilizando meios de coerção para intimidar os profissionais das equipes. Em participação no "Redação SporTV", o treinador disse que episódios como a violenta briga entre torcidas no jogo entre Atlético-PR e Vasco, no último domingo, irão se repetir caso medidas drásticas não sejam tomadas (assista ao vídeo).

- Já tivemos essa situação. É um pouco cultural. Há sempre essa iniciativa do torcedor, por todos os clubes por onde eu passei, achar que pode cobrar, te jogar um fogo de artifício, desrespeitar em um treinamento, achando que isso pode te mobilizar para fazer um jogo melhor. Isso tem que ser sim barrado. Tem que ser diretivamente, pelas pessoas que comandam. Tem que cobrar os profissionais de outras formas.

Há sim uma interferência, não sei quanto é em cada clube, mas que o profissional sente que há, sim"
Tite
 
Tite lembra a pressão exercida por parte de torcedores organizados após a eliminação do Timão para o Tolima, na Libertadores de 2011. Na competição deste ano, o treinador viveu o que considera o momento mais triste de sua carreira - a morte do torcedor boliviano em Oruro, atingido por um sinalizador durante uma partida contra o San Jose, em abril. Naquele dia, 12 corintianos foram presos acusados de envolvimento na morte do jovem Kevin Espada.

- Depois do jogo contra o Tolima, não conseguimos treinar. O presidente pediu para que todos os carros fossem cuidados, e eu resolvi na minha forma - disse o treinador, lembrando que os veículos foram quebrados por torcedores.

Técnico Tite participa do Redação (Foto: Reprodução SporTV) 
Técnico Tite participa do Redação SporTV
(Foto: Reprodução SporTV)
 
Sem revelar o nome da equipe, Tite recordou uma de suas experiências profissionais na qual teve de atuar como mediador entre um desentendimento entre torcedores e parte da diretoria.

- Assumi um clube em uma situação muito difícil. Tinha uma manifestação no primeiro jogo meu em que a torcida iria ficar de costas, para reclamar contra dois dirigentes. Fui conversar com as organizadas e disse que estava assumindo em uma situação difícil. Disse que se não tivesse o auxílio, teria seis ou sete jogos e viria outro profissional e seguiria a decadência, o clube seria prejudicado. A responsabilidade que eu tenho é não admitir indisciplina e não ter a melhor condição de trabalho possível. Há sim uma interferência, não sei quanto é em cada clube, mas que o profissional sente que há, sim.