Total de visualizações de página

Abatimento de elenco do Fluminense deixa presidente surpreso

Queda para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro abalou jogadores tricolores após o apito final do jogo contra o Bahia

Mesmo com vitória por 2 a 1 sobre o Bahia, Fluminense terminou o Campeonato Brasileiro rebaixado para a Série B (Photocamera/Ricardo Ayres)
Mesmo com vitória por 2 a 1 sobre o Bahia, Fluminense terminou o Campeonato Brasileiro rebaixado para a Série B (Photocamera/Ricardo Ayres)

O presidente do Fluminense, Peter Siemsen, fez um pronunciamento pouco depois do rebaixamento do time para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro a fim de pedir aos torcedores que não deixassem de lado a paixão pelo time. A ideia era já começar a tentar criar um cenário favorável para 2014, que se desenha um ano de dificuldades para o Tricolor. A ideia de conversar com os torcedores, via imprensa, surgiu minutos após o término do jogo contra o Bahia e foi motivada pelo comportamento dos jogadores no vestiário.

Peter nunca duvidou do comprometimento dos jogadores, mas ficou surpreso com o estado de alguns atletas, que chegaram a cair no chão do vestiário em lágrimas. O zagueiro Gum e o atacante Rafael Sobis, que foram dois símbolos da luta do time nas rodadas finais, inclusive com gols importantes, eram os mais abatidos. O artilheiro nem sequer conseguiu dar entrevistas, enquanto que o defensor se mostrou firme na frente das câmeras, para desabar na frente do grupo.

"Foi muito sacrifício, porque jogamos desfalcados de muitos jogadores e tentamos reverter uma situação difícil, mas, infelizmente, não conseguimos. Fica a lição de que temos sempre de tomar cuidado com a sequência do campeonato. muito difícil e triste para nós. Sei o sofrimento de cada torcedor e é o mesmo para nós e nossa família. Não tivemos um ano bom e caímos. Não tem desculpa. Cada um tem que assumir a sua parcela de culpa", disse Gum.

Boa parte da comida, normalmente oferecida após os jogos, permaneceu intacta. Os atletas não tinham apetite. O goleiro Diego Cavalieri e o atacante Fred correram para dar entrevistas garantindo que vão permanecer no elenco mesmo com o rebaixamento. Peter cogita manter as principais estrelas e por isso pretende reformular o departamento de futebol.

O dirigente conversou rapidamente com os jogadores no vestiário. Disse que ia lutar para dar as melhores condições de trabalho a eles em 2014 e avisou que espera o máximo de dedicação na luta pelo retorno à elite do futebol do país.

O elenco do Fluminense se reapresenta no dia 6 de janeiro, quando começa a pré-temporada, que deverá ser confirmada para a cidade de Mangaratiba (RJ). A ideia da diretoria é ter boa parte do elenco definida nesta data, embora alguns investimentos maiores serão feitos mesmo para a Série B e a Copa do Brasil, as prioridades para a próxima temporada.

Indefinição: Apesar de ter manifestado abertamente o desejo de permanecer no Fluminense para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro, o atacante Fred não tem seu futuro definido. Isso porque o jogador foi aconselhado por fontes ligadas a membros da comissão técnica da Seleção Brasileira a deixar o time após o rebaixamento. Existe a preocupação que o atleta perca a vaga no grupo que vai disputar a próxima Copa do Mundo.

No Fluminense, Fred, antes da Copa do Mundo, disputará apenas o Campeonato Carioca, que está longe de ser uma competição de grande porte, as fases preliminares da Copa do Brasil, contra adversários de pequeno porte, e os primeiros jogos da Série B do Campeonato Brasileiro. Portanto, tirando os clássicos estaduais, e alguns contra rivais com escalações reservas, ele não terá jogos de porte para mostrar serviço.

Como a saída do Brasil não é bem vista pelo artilheiro, que teme ter problemas de adaptação e ficar sem jogar perto do Mundial, a ideia seria disputar a Copa Libertadores por uma equipe do Brasil. Neste cenário, Flamengo e Botafogo, caso confirme a vaga, estão descartados pela rivalidade. Ponte Preta, caso se classifique, proporcionaria os mesmos problemas do Fluminense. No Atlético-PR, há a teoria de que também faltaria visibilidade. Por ter jogado no Cruzeiro, também não aceitaria uma ida para o Atlético-MG, onde enfrentaria a concorrência de Jô.

Dessa maneira sobram como opções Grêmio, que nunca manifestou o desejo de contar com o artilheiro, e Cruzeiro, onde ele tem grande aceitação junto aos torcedores. Alguns movimentos de bastidores começaram a ser feitos e não será nenhuma surpresa se o artilheiro iniciar a temporada de 2014 na Toca da Raposa.