Total de visualizações de página

Seedorf encerra a temporada como o jogador mais solidário do Brasileirão

Com 80 passes para finalizações, craque é o melhor na contagem geral. Éverton Ribeiro brilha nas assistências para gols, e D´Alessandro se destaca nas aéreas

 

 Por Rio de Janeiro

header do Espião Estatístico (Foto: Editoria de Arte)
Líder, decisivo, brilhante e talentoso. Esses são apenas alguns dos adjetivos utilizados para descrever o meia Seedorf, do Botafogo. Além das qualidades citadas, os números comprovam que o camisa 10 do Glorioso foi extremamente solidário com os companheiros no Campeonato Brasileiro. 

O Espião Estatístico registrou a origem e a conclusão de todas as finalizações na competição, tanto em jogadas aéreas quanto em rasteiras, tenham ou não resultado em gol, e o holandês encerrou a temporada como o jogador que mais deu passes para finalizações.

Foram nada menos que 80 assistências para os jogadores do Alvinegro carioca. Nove dessas tentativas terminaram em comemorações. 

Eleito o craque do Brasileirão e um dos principais nomes do Cruzeiro na campanha do tricampeonato brasileiro, o meia Éverton Ribeiro ficou em segundo na lista com 74 passes para finalizações. No entanto, o cruzeirense é o líder de assistências que resultaram em gols, com 11 passes, um a mais do que Rafael Sobis, do Fluminense.

Outro jogador que brilhou no quesito foi D´Alessandro, do Internacional. O meia argentino deixou os companheiros em condição de finalizar em 73 oportunidades, um a menos do que Éverton Ribeiro, e terminou a competição com o terceiro melhor desempenho nesse quesito. Destas assistências, nove foram parar no fundo da rede. Porém, o ponto forte dele foram as assistências aéreas: 41 no total.
Um número que também chama a atenção na lista abaixo é relativo ao meia Jadson, do São Paulo, que fez 54 passes para finalizações, mas apenas dois deles viraram gol. 

Espiao Estatistico Assistencias - 4 (Foto: Infoesporte)



1 - Seedorf


Alguns números deixam claro o tamanho da liderança técnica de Seedorf no Brasileirão. Além dos oito gols marcados por ele, o holandês mostrou-se bastante solidário com os companheiros. Dos 402 passes para finalizações feitos pelos jogadores do Botafogo ao longo da competição, o camisa 10 contribuiu com 80 assistências, ou seja, ele foi responsável por 20% do total. São 58,75% em jogadas com troca de passes rasteiros (47), sendo 34 com o pé direito e oito com a canhota. O restante foi de assistências aéreas, seja em cobrança de escanteio ou de cabeça. Um cruzamento numa falta levantada como no clássico contra o Flamengo, no primeiro turno, que resultou no gol de Rafael Marques, ou até mesmo, numa cobrança de lateral. Foi assim na partida contra o Grêmio, em Porto Alegre, que terminou com a finalização do atacante Henrique defendida por Dida. Enfim, o camisa 10 do Glorioso exibiu todo o seu talento com um repertório variado de assistências.

02 - Everton Ribeiro



No Brasileirão, Éverton Ribeiro não só se destacou com lances de beleza singular como também com passes açucarados para os jogadores do Cruzeiro. O talentoso camisa 17 foi o garçom da competição com 11 assistências para gols cruzeirenses. No total, o meia serviu os companheiros de time em 74 oportunidades. Foram 46 passes rasteiros e outros 28 pelo alto para os jogadores da equipe mineira. Sem dúvida, a assistência aérea mais bonita dele no certame foi na vitória por 5 a 3 sobre o Criciúma, no Mineirão, pela 31ª rodada. Após passe de Dagoberto, o apoiador dominou com o pé esquerdo e, sem deixar a bola cair no chão, tocou de calcanhar de volta para o atacante, que acertou um chutaço no canto direito de Galatto e fez um golaço. 

03 D'Alessandro  



Nas assistências aéreas ninguém supera D’Alessandro. Dos 73 passes que terminaram em finalizações, o meia colorado ergueu a bola para o arremate dos companheiros 41 vezes, das 212 finalizações de jogadas pelo alto praticadas pelo time gaúcho. Nada anormal para quem é o principal responsável pelas cobranças de falta e escanteio de sua equipe. Isso explica as 37 assistências aéreas que fez no Brasileirão em jogadas de bola parada. Outras quatro foram feitas por ele completando uma bola erguida por algum companheiro de time. O argentino também realizou 32 assistências em troca de passes rasteiros e fechou a temporada em terceiro na lista dos jogadores mais solidários do Campeonato Brasileiro.


CORREÇÃO:Ao contrário do que o Globoesporte.com publicou inicialmente em arte nesta notícia, Walter fez 37 assistências rasteiras, Souza fez 22, Jadson fez 29 e Montillo fez 27. Por um erro na montagem da arte, inicialmente foi incorretamente publicado Walter com 63 assistências rasteiras, Souza com 35, Jadson com 25 e Montillo com 26. A arte errada foi publicada às 16h33 e corrigiada às 18h44.