Total de visualizações de página

De olho em carreira de técnico no Brasil, Cannavaro elogia Botafogo

Ex-zagueiro italiano contrata representante no Rio de Janeiro, mostra interesse no mercado brasileiro e cita Glorioso, 'o time de Seedorf': 'É uma equipe importante'

 

Por Rio de Janeiro


Passado alvinegro, histórico vencedor e amizade com Seedorf: eis alguns itens no currículo de Fabio Cannavaro que o permitem se candidatar ao cargo de técnico do Botafogo. Surreal? Nem tanto. O ex-jogador italiano está investindo na carreira de treinador, contratou um gestor para representá-lo no Rio de Janeiro – onde apenas o Glorioso está sem comandante no momento –, já teve alguns encontros na cidade e não escondeu o interesse em se aventurar pelo futebol brasileiro.

– Eu gosto de dar a volta ao mundo para conhecer as diferenças. Estou trabalhando aqui em Dubai (ele é auxiliar técnico do Al Ahli, dos Emirados Árabes Unidos), mas se alguém me chamar no Brasil, é claro que vou analisar. Gosto do Brasil porque é um país que trabalha muito bem com os jovens e tem ótimos jogadores – disse Cannavaro, em entrevista por telefone ao GloboEsporte.com.

Fabio Cannavaro sorteio Copa do Mundo (Foto: Getty Images) 
Cannavaro quer virar treinador e vê o futebol brasileiro com bons olhos (Foto: Getty Images)
 
Ex-jogador de Juventus, Inter de Milão, Napoli e Real Madrid, Cannavaro está com 40 anos e iniciou a carreira como auxiliar no Al Ahli em 2013. Paralelamente, faz o curso de treinador em Coverciano, famosa escola italiana.  Ao ser questionado sobre o que conhece no futebol brasileiro, citou três grandes clubes do Rio: Flamengo, Vasco e Botafogo, do amigo Seedorf. 

– Eu gosto de muitos jogadores brasileiros. Conheço Flamengo, Vasco, Botafogo, que é o time de Seedorf. O Botafogo é uma equipe importante, conheço Seedorf muito bem, já nos encontramos algumas vezes. É um grande profissional – explicou.

Além do desejo de ser treinador, possivelmente no Rio, Cannavaro falou sobre outros assuntos. Campeão mundial em 2006 pela Itália, fez elogios ao técnico Cesare Prandelli e mostrou confiança em Balotelli. Dono da Bola de Ouro do mesmo ano, exaltou Thiago Silva e colocou Cristiano Ronaldo como favorito ao prêmio de 2013. Confira a entrevista completa:


INTERESSE NO BRASIL

GLOBOESPORTE.COM: É verdade que você tem o interesse de trabalhar como técnico no Brasil?

Cannavaro:
Eu gosto de dar a volta ao mundo para conhecer as diferenças. Estou trabalhando em Dubai, mas se alguém me chamar no Brasil, é claro que vou analisar. Gosto do Brasil porque é um país que trabalha muito bem com os jovens e tem ótimos jogadores.

fabio cannavaro apresentado no Al Ahli (Foto: agência Reuters)Cannavaro em sua apresentação no Al Ahli, dos Emirados Árabes Unidos (Foto: agência Reuters)
 
 
O que você conhece do futebol brasileiro?
Eu gosto muito dos jogadores. De times, conheço Flamengo, Vasco e o Botafogo, que é a equipe de Seedorf. Conheço muitos atletas porque acredito que, se você quer ser treinador, tem que conhecer o máximo possível de jogadores caso precise contratá-los.

Destas equipes, o Botafogo está sem treinador e vai jogar a Libertadores no ano que vem.
Sim. É uma equipe importante. Eu conheço o Seedorf muito bem, já nos encontramos algumas vezes. Ele é um grande profissional.

Como tem sido a experiência no Al Ahli?
Sou o auxiliar técnico do time. Estou trabalhando no clube que é o primeiro na liga, e estou gostando muito. Posso compartilhar minha experiência como jogador. Gosto muito de escutar os atletas, aprender com eles. Tem sido fenomenal. 

SELEÇÃO ITALIANA

Como você analisa o trabalho de Prandelli à frente da seleção italiana? Concorda com a ideia dele em tentar mudar o estilo de jogo da Azzurra e torná-la mais ofensiva?

Acho que tem sido fenomenal. Ele foi terceiro colocado na Copa das Confederações, vice-campeão da Eurocopa. A seleção tem uma equipe jovem e ainda pode melhorar. Não acho que Prandelli tenha mudado muito nosso estilo. Em 2006, já tínhamos um time ofensivo, com Gilardino, Luca Toni. Com Marcelo Lippi (treinador da seleção na época) foi igual.

Balotelli, hoje, é o principal jogador da seleção. Ele pode levar a Azzurra ao título? Ultimamente ele tem sido bastante criticado...

Mario, recentemente, fez uma grande partida (marcou dois gols no empate em 2 a 2 do Milan com o Livorno). É um jogador fenomenal, um craque. Mas, no fim das contas, jogadores como Pirlo e Buffon também são importantes para a equipe, pois são verdadeiros campeões. 

Cannavaro e Zidane com a bola da copa do mundo em 2006 (Foto: Getty Images) 
Cannavaro disputa a bola com Zidane na Copa de 2006, na qual foi eleito melhor jogador (Foto: Getty Images)
 
 
BRASIL FAVORITO À COPA

E em relação ao Brasil? Gosta da atual Seleção? Acredita que é a favorita à Copa do Mundo?
Sim, claro. Gosto muito de Fred como atacante, gosto do meio de campo... O Brasil sempre foi um adversário difícil, tem muita qualidade. É um país grande. Seguramente será o favorito no Mundial, porque vai jogar em casa.

A pressão por jogar em casa pode atrapalhar o Brasil?
Sim. A responsabilidade é muito grande, porque as pessoas sempre querem ganhar a Copa em casa. Mas nem sempre foi assim. O Brasil já perdeu para o Uruguai em 1950, a Itália perdeu em 1990 para a Alemanha. Ganhar uma Copa do Mundo não é fácil. 

Cannavaro instagram (Foto: Reprodução / Instagram)Cannavro posa com Ghiggia, carrasco do Brasil em 1950, antes do sorteio da Copa (Foto: Reprodução / Instagram)

BOLA DE OURO

Fabio Cannavaro sorteio Copa do Mundo (Foto: Getty Images)Cannavaro vê Cristiano Ronaldo como favorito à Bola de Ouro de 2013 (Foto: Getty Images)
 
 
Você foi o último defensor a ganhar uma Bola de Ouro, em 2006. Em 2013, Thiago Silva foi o único a figurar na lista dos 23 finalistas. Acha que ele tem potencial para vencer o prêmio em 2014, caso o Brasil seja campeão mundial?
Ele pode ganhar, mas é preciso esperar. Thiago é um jogador incrível, mas os atacantes sempre vencem este prêmio. Só de estar na lista é algo bom. Para ganhar é preciso ter algo a mais, ser o melhor.

Para 2013, quem é seu favorito para levar o prêmio?
Creio que na primeira parte do ano Messi foi o melhor, mas na segunda Cristiano Ronaldo o superou. Mas temos que levar em conta que Ribéry ganhou tudo com o Bayern de Munique. Vai ser uma eleição muito difícil, mas acho que Cristiano Ronaldo leva vantagem.