Total de visualizações de página

'Quase todos comemorando', afirma Lino sobre brasileiros na Libertadores

Para comentarista, sorteio nesta quinta foi bom para os seis clubes do país que disputam a principal competição continental, que começa em janeiro

 

Por Rio de Janeiro


http://globotv.globo.com/sportv/sportvnews/v/conheca-os-grupos-da-taca-libertadores-da-america-2014/3016065/

A Conmebol realizou na noite desta quinta-feira o sorteio da Taça Libertadores da América de 2014, com dois brasileiros na primeira fase e outros quatro na fase de grupos, todos agora com seus respectivos caminhos traçados na principal competição do continente. No “SporTV News”, comentarista Carlos Eduardo Lino analisou os adversários dos clubes brasileiros, e acredita que está “quase todo mundo comemorando” (assista ao vídeo).

Atlético-PR e Botafogo, terceiro e quarto colocados no Campeonato Brasileiro, enfrentam Sporting Cristal-PER e Deportivo Quito-QUE num mata-mata. Caso se classifiquem, também já sabem que farão parte dos Grupos 1 e 2 na fase seguinte. O Grupo 1 tem Vélez-ARG, Bolívia 2 (The Strongest ou San José-BOL) e Peru 1 (Garcilaso ou Universitario). Já o Grupo 2 tem também Unión Española-CHI, Argentina 3 (San Lorenzo ou Lanús) e Independiente José Terán-QUE. Lino aposta nas classificações de Atlético-PR e Botafogo.

Elias comemoração Botafogo contra Criciúma (Foto: Vitor Silva / SS Press) 
Botafogo enfrenta o Deportivo Quito na primeira
fase da Libertadores (Foto: Vitor Silva / SS Press)
 
- Em Lima, no Peru, não tem altitude, é tranquilo, tem uma logística um pouco mais complicada, mas o Atlético-PR tem tudo para passar, o considero dentro (do grupo). O Independiente José Terán é uma equipe pequena do Equador, não deve oferecer grande resistência, o problema do Botafogo é passar pelo Deportivo Quito na fase inicial, e enfrentaria um time argentino no grupo, que é sempre complicado - analisou.

O atual campeão da Libertadores Atlético-MG está no Grupo 4, junto com Nacional-PAR, Zamora-VEN e ainda o vencedor do jogo entre Monarcas Morelia-MEX e Independiente Santa Fé-COL. “O Atlético-MG pegou um grupo um pouco mais forte, mas é absolutamente favorito, sem dúvida”, disse Lino.

No Grupo 5 está o atual campeão brasileiro Cruzeiro, que tem pela frente o Defensor-URU, Peru2 (Real Garcilaso ou Universitario) e o vencedor do jogo entre um time chileno a definir o Guaraní-PAR.

Cruzeiro Taça Brasileirão 2013 (Foto: Mauricio Paulucci) 
Cruzeiro, campeão brasileiro, enfrenta times
uruguaio, peruano e chileno (Mauricio Paulucci)
 
- Acho um grupo relativamente tranquilo para o Cruzeiro, se não tiver problema com a altitude com Real Garcilaso e o Defensor do Uruguai, que é uma equipe com relativa tradição nacional mas que não tem tradição de Libertadores, não deve oferecer grande resistência - disse Carlos Eduardo Lino no “SporTV News”.

Outro brasileiro na Libertadores é o Grêmio, no Grupo 6, considerado o mais forte de todos, já que ainda tem o argentino Newell's Old Boys, Atlético Nacional-COL e o vencedor do jogo entre Nacional-URU e Oriente Petrolero-BOL.

- É o grupo mais forte, mais estruturado. Nacional de Medellín tem tradição. Nesse momento a gente leva muito em consideração também a tradição, porque as próprias equipes brasileiras vão se modificar um pouco, nem os brasileiros a gente tem um perfil de equipe para garantir o que seja para o ano que vem - lembrou o comentarista do Canal Campeão.

O Flamengo, campeão da Copa do Brasil, ocupa o Grupo 7 e já conhece todos os seus três adversário: Bolívar-BOL, Emelec-EQU e León-MEX. Para Lino, mais um grupo complicado na Libertadores.

Barcos comemora gol do Grêmio contra o Goiás (Foto: Lucas Uebel/Divulgação, Grêmio) 
Grêmio caiu no grupo considerado o mais forte da
Libertadores (Lucas Uebel/Divulgação, Grêmio)
 
 
- Tem a altitude para enfrentar Bolívar, tem o Emelec com retrospecto recente contra o Flamengo, e ainda o León, que se os 1.800m de altitude não pesam, se o clima úmido não pesa, a logística incomoda, mas o que mais incomoda é a tradição do León, que também pesa tecnicamente dentro desse grupo. Não tem ninguém em grupo da morte, ninguém em situação constrangedora para se dizer que vai ter muita dificuldade para passar, está quase todo mundo comemorando. O maior problema são para os dois que vão fazer a fase preliminar, principalmente para o Botafogo em questão de logística em Quito, o resto está na boa - concluiu.

A Libertadores começa no dia 29 de janeiro e, em função da Copa do Mundo no Brasil, será paralisada nas quartas de final, ficando sem jogos a partir do dia 14 de maio. Os dois melhores de cada grupo passam às oitavas de final.