Total de visualizações de página

Sem paulistas, Conmebol sorteia hoje os grupos da Taça Libertadores

Torneio não terá times de São Paulo pela primeira vez desde 1998

Por Assunção, Paraguai

fachada prédio conmebol (Foto: Cassio BArco)Sede da Conmebol será local do sorteio de grupos da Libertadores nesta quinta (Foto: Cassio BArco)
 
 
Sob um manto de interrogações, a Conmebol sorteia nesta quinta-feira, a partir das 22h (horário de Brasília), os grupos  - e os duelos da fase pré-grupos - da Copa Libertadores de 2014. A entidade que comanda o futebol sul-americano não divulgou cabeças de chave nem os critérios que usará para distribuir os times em cada grupo.

A reportagem do GloboEsporte.com esteve na terça-feira na sede da entidade, no Paraguai, e não obteve nada além de evasivas dos porta-vozes da Conmebol. Contatos por telefone e e-mail tampouco foram respondidos.

Jornais paraguaios e até patrocinadores da confederação dão como certo que os cabeças de chave serão Atlético-MG, Cruzeiro, Newells, Vélez, Peñarol, Cerro Porteño, Bolívar e Unión Española. Oficialmente, a entidade não confirma.

Os seis representantes do Brasil - Atlético-MG, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, Atlético-PR e Botafogo - tampouco receberam informações precisas sobre o formato do sorteio.

Oito horas antes do início do sorteio ocorre uma reunião do Comitê-Executivo da Conmebol, onde tudo isso será discutido - do regulamento da competição, que pode ter mudanças em relação ao ano passado, ao valor da premiação.

É a primeira vez desde 1998 que uma edição da Libertadores não tem representantes do futebol de São Paulo. A última esperança era a Ponte Preta, que na noite de quarta-feira perdeu para o Lanús na final da Copa Sul-Americana e portanto perdeu a vaga.

Disputar a competição continental é um fator que ajuda os clubes brasileiros a segurar seus atletas diante do assédio de clubes europeus.

- Ter a chance de jogar a Libertadores pela segunda vez em um ano é algo que me motiva a ficar - diz, por exemplo, o lateral gremista Alex Telles.

O presidente da Conmebol, Eugenio Figueredo, possivelmente será desfalque no sorteio - o dirigente lida com problemas de saúde de familiares. Confirmada a ausência, o sorteio será conduzido pelo vice da entidade, Juan Angel Napout, presidente da federação de futebol do Paraguai.

- Vamos ter surpresas - disse Napout na noite de quarta-feira, momentos antes da final da Copa Sul-Americana, cujo resultado classificou Lanús e Botafogo para a próxima edição da Libertadores. 
Além do sorteio, haverá um número musical e uma homenagem a ex-jogadores que se destacaram na disputa do torneio, como o argentino Ricardo Bochini e o uruguaio Santiago Ostolaza. Não há brasileiros nesta lista de hoje.