Total de visualizações de página

Com futuro incerto, M. Biancucchi foi finalizador mais eficiente do Brasileiro

Atacante, que pode deixar o Vitória, fez gol em 28,20% de suas conclusões. Artilheiro Éderson, do Atlético-PR, é o 7º em aproveitamento, entre os 15 principais goleadores

 

Por Rio de Janeiro

header do Espião Estatístico (Foto: Editoria de Arte)


na gaveta

Maxi arremata de esquerda, no ângulo, contra o Santos.
mortal

De direita, sua especialidade, faz golaço contra o Fla

oportunista

Biancucchi aproveita liberdade na área e marca sobre o Galo

De possível saída do Vitória, o argentino Maxi Biancucchi é destaque do Espião Estatístico quando se trata de eficiência nas conclusões. Dos todos os jogadores do Brasileirão 2013, Biancucchi foi o que precisou de menos chances para marcar cada gol. Balançou a rede em 28,20% das finalizações que fez. Ou seja, faz um gol a cada 3,5 chances que tem. Ao todo, foram 39 arremates e 11 gols anotados.

Sua eficiência aumenta ainda mais quando as conclusões são com o pé direito. Assim, ele é praticamente mortal. Foram 16 tentativas e oito gols marcados dessa forma. Ou seja, nos chutes de pé direito Biancucchi tem impressionantes 50% de aproveitamento.

O curioso é que ele arriscou com mais frequência de pé esquerdo, 20 vezes, tendo marcado somente três gols assim, com 15% apenas de eficiência. Baixinho, ele só finalizou duas vezes de cabeça. Também tentou uma de calcanhar.

Maxi Biancucchi vitória arouca santos brasileirão (Foto: Edson Ruiz / Agência Estado)Biancucchi: finalizador mais eficiente do Brasileirão (Foto: Edson Ruiz / Agência Estado)
 
Seu companheiro de ataque, Dinei, também teve números expressivos, com 24,61%, terminando como o segundo mais eficiente, se forem considerados apenas os 15 principais artilheiros da competição. No seu caso, chama atenção as poucas tentativas de canhota, que usou apenas quatro vezes para finalizar, apesar de ir bem, com dois gols. Dinei marcou, ao todo, 16 gols na competição, sendo nove de pé direito, sua principal arma em números absolutos. Ao todo, ele finalizou 65 vezes. Isto é, faz um gol a cada 4,1 tentativas.

Atrás do líder Maxi Biancucchi e de Dinei, como o terceiro mais eficiente entre os 15 maiores goleadores do Brasileirão 2013, está William, que jogou pela Ponte Preta e nesta semana anunciou sua saída para o Al-Khor, do Catar. Ele teve 24,13% de suas finalizações resultando em gol. O Top 5 é completado por outros dois jogadores de equipes que brigaram contra o rebaixamento: Wellington Paulista (Criciúma), com 23,91%; e André (Vasco), com 23,52%.

O maior goleador da competição, Éderson, do Atlético-PR, é apenas o sétimo mais eficiente, com 22,58%, pouco atrás de Hernane, do Flamengo, com 22,85%. Confira abaixo a lista dos finalizadores mais eficientes do Brasileirão 2013, considerando-se os 15 principais artilheiros da competição:

INFO EFICIÊNCIA ARTILHEIROS (Foto: ARTE ESPORTE)