Total de visualizações de página

Remadores do Botafogo suam, mas festejam visita de medalhista olímpico

Alan Campbell, bronze em Londres, e o técnico Bill Barry fazem intercâmbio de duas semanas no clube alvinegro e dão trabalho para os atletas brasileiros

 

Por Lydia Gismondi Rio de Janeiro

Qualquer tempinho livre, cinco minutos que seja, Anderson Nocetti encosta em algum canto da sede náutica do clube Botafogo para descansar. Às vezes, até dá uma cochilada para tentar repor as energias. O remador, que representou o Brasil nas Olimpíadas do ano passado, e toda a equipe de remo alvinegra têm sofrido com o treinamento intenso dos últimos dias. O motivo é a presença do medalhista de bronze nos Jogos de Londres Alan Campbell, da Irlanda, acompanhado de seu técnico Bill Barry, da Inglaterra. Apesar do cansaço, os atletas brasileiros estão animados com a experiência de duas semanas ao lado de dois nomes vitoriosos e respeitados da modalidade.

- Está muito legal. Estamos tendo a oportunidade de treinar ao lado de um medalhista olímpico e com um treinador olímpico. Jamais tive essa experiência, principalmente com alguém da mesma categoria que a minha. Então, é bom saber exatamente como eles fazem. Tem alguns treinos que a gente consegue acompanhá-lo, mas tem outros mais fortes que ele se destaca – disse Anderson Nocetti.

Alan Campbell e Anderson Nocetti no remo do Botafogo  (Foto: Lydia Gismondi / Globoesporte.com) 
 
Alan Campbell treina ao lado do brasileiro Anderson Nocetti (Foto: Lydia Gismondi / Globoesporte.com)
 
O remador do Botafogo e Alan Campbell competiram na mesma prova, o skiff, em Londres. Nocetti, no entanto, não se classificou para a final. O irlandês garantiu a medalha de bronze. Seis meses depois, o brasileiro está aproveitando bem a chance de treinar com o adversário. O ônus da experiência é aguentar o forte treinamento passado pelo técnico inglês Bill Barry.

- Está bem mais puxado. O volume está bem maior. Estamos sentindo bastante o cansaço nessa segunda semana. A gente tem feito mais de 30 km pela manhã - comentou o brasileiro.

Alan Campbell e Bill Barry no remo do Botafogo (Foto: Reprodução / Facebook Oficial) 
 
Alan Campbell e Bill Barry no meio da equipe de remo do Botafogo (Foto: Reprodução / Facebook Oficial)
 
Simpático e solícito, Campbell tem dado dicas para os atletas do Botafogo. Além do auxílio mais técnico na prática dentro d’água, também procura orientar sobre outros detalhes importantes que envolvem a preparação de um remador, como a parte física.

Fernanda Nunes do remo do Botafogo (Foto: Lydia Gismondi) 
Fernanda Nunes elogia o irlandês medalhista
olímpico (Foto: Lydia Gismondi)
 
 
- Na musculação, ele incentiva muito o pessoal. Mostra para gente como é fazer musculação de verdade. Tem técnica para fazer. O legal é que ele mostra na prática o que o Bill ensina. Fica mais intenso o aprendizado. Além disso, é um cara bem humilde e acessível. No domingo, participou de um churrasco com a gente, jogou videogame com a galera... Quase um brasileiro – afirmou Fernanda Nunes, uma das mais experientes atletas do clube.

Nem a língua tem sido problema. Apesar de não saber falar quase nada em português, o irlandês acredita que a comunicação está quase perfeita.

- Sei falar “obrigado”. Eu converso com eles em inglês e eles falam comigo em português. Às vezes, durante bastante tempo. Não tenho certeza, mas acho que eles me entendem e eu entendo eles – disse Campbell, antes de cair na gargalhada