Total de visualizações de página

Após 572 minutos sem gol, a chance da virada se oferece a Rafael Marques

Atacante enfrentou adversários da Série A do Brasileiro em 17 jogos, em 2012, e passou em branco. Ele será titular no domingo, contra o Boavista

 

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Rafael Marques botafogo (Foto: Thales Soares) 
Rafael Marques é marcado por Dória no
treinamento do Botafogo (Foto: Thales Soares)
 
No dia 18 de julho do ano passado, Rafael Marques começou a sua tortuosa história com a camisa do Botafogo. Contra o Santos, na Vila Belmiro, pelo Campeonato Brasileiro, o empate em 0 a 0 iniciou a sua série de 17 jogos sem marcar e o sofrimento com a perseguição implacável dos torcedores, que ao verem o seu nome no placar eletrônico do Engenhão vaiavam incessantemente.

Apesar de ter disputado 17 jogos pelo Botafogo, sendo seis como titular, apenas dois deles foram do início ao fim. No total, ficou 572 minutos em campo, o que significa 6,35 jogos. Em 2013, Bruno Mendes, por exemplo, jogou 478 minutos (5,31 jogos) e fez um gol.

Depois de enfrentar adversários de Série A de Campeonato Brasileiro, Rafael Marques tem, na teoria, a melhor chance para acabar com o sofrimento, domingo, às 16h (de Brasília), quando será titular contra o Boavista, no Engenhão, pela última rodada da Taça Guanabara. Até então, não havia sido relacionado para um jogo sequer.

O técnico Oswaldo de Oliveira elogiou a dedicação e o desempenho de Rafael Marques nos treinamentos e, por isso, decidiu utilizá-lo contra o Boavista. Ele não teme que o jogador seja perseguido pela torcida mais uma vez. Pelo contrário, deixa de lado essa relação e exalta o profissional.

Estatística Rafael Marques
Minutos                    572                       
Jogos 17
Titular 6
Jogos inteiros 2
Substituído 4
Entrou 11

 - Isso é uma coisa para deixar de lado, esquecer o que aconteceu. O Rafael Marques é um atleta do clube, muito bem pago para cumprir com o que esperamos. Quem é Botafogo tem que apoiar e dar força - afirmou o treinador.

Curiosamente, Rafael Marques saiu do quase afastamento para se tornar uma possibilidade de solução para o ataque. Bruno Mendes, Henrique e Sassá juntos marcaram apenas dois gols em sete jogos disputados na temporada. Mesmo com mau desempenho dos atacantes, o Botafogo tem o segundo melhor ataque do Carioca, com 15 gols.

- Seedorf, Cidinho, Vitinho, Lodeiro e Andrezinho são todos homens de frente também e se alternam nesse aspecto. O mais importante é que a equipe consiga marcar os gols e vencer - comentou Oswaldo.