Total de visualizações de página

Jefferson e Bruninho: ídolos com mãos gloriosas e paixão pelo Botafogo

 

POR  Ana Carla Gomes
Marcia Vieira


Rio -  Às vésperas do clássico diante do Flamengo pela Taça Guanabara, um botafoguense ilustre teve o prazer de pisar pela primeira vez no Engenhão. Com DNA alvinegro, herdado do pai, Bernardinho, o levantador Bruninho, do RJX, relembrou os tempos de torcedor fanático, com direito até a bate-papo com o ídolo Jefferson. Craques com as mãos nas quadras e nos gramados, eles falaram sobre a paixão pelo Glorioso e festejaram o encontro trocando camisas.

Foto: André Luiz Mello / Agência O Dia
Bruninho dá apoio ao Botafogo antes do clássico | Foto: André Luiz Mello / Agência O Dia
 
“É um clássico, é difícil de prever muita coisa. A gente sabe das dificuldades, ainda mais no início da temporada, quando os jogadores ainda estão entrando no ritmo. Eu desejo muita sorte. O time está se encaixando. Espero que consiga essa vitória para encaminhar o primeiro lugar no grupo e depois esperar o cruzamento para as semifinais da Taça Guanabara”, comentou Bruninho, que estará neste domingo em São Paulo, mas na torcida pelo Fogão.

Feliz com a visita, Jefferson agradeceu o apoio.

“Vou passar isso para o grupo. A gente agradece a força do Bruninho, um cara que é líder na sua função. Ele dispensa comentário, assim como o pai, Bernardinho”, ressaltou.

O camisa 1 espera retribuir o incentivo acabando com um jejum.
 
 
 

“O Botafogo nunca venceu o Flamengo no Engenhão. É uma motivação a mais para a gente mostrar a nossa força dentro do Engenhão e deixar os torcedores alegres”, afirmou Jefferson.

No bate-papo, Jefferson se interessou pelo calendário de jogos do RJX, líder da Superliga de vôlei, e prometeu retribuir a visita. Mas apenas na arquibancada. Apesar de ter 1,88m, o goleiro garantiu não levar o menor jeito para o esporte.

“Altura ele tem, poderia ter tentado, né?”, brincou Bruninho.

“De jeito nenhum (risos). Aquele negócio (rede) desse tamanho... Não sai nada”, respondeu, bem-humorado.

Já Bruninho gosta de jogar futebol e até marcou um gol na partida de fim de ano organizada por Leandro Damião em Balneário Camboriú. Mas o levantador afirmou que não se arriscaria na profissão de Jefferson.

“Goleiro não dá, não. Essa posição é ingrata”, justificou ele, elogiando o camisa 1 alvinegro.

“Ele passa segurança para o time e para a torcida. Sou fã mesmo.”

Levantador recorda tempos de torcedor fanático

Quando criança e adolescente, Bruninho era fanático pelo Botafogo. A ponto de perder a linha e quebrar diversos controles remotos em casa, para desespero da mãe, a ex-jogadora de vôlei Vera Mossa.

“Quebrei uns dois ou três controles. Na final da Copa do Brasil de 1999, contra o Juventude, lembro de ter quebrado um. Aquele jogo marcou muito, a gente tinha um ótimo time para ser campeão”, lembrou, com tristeza.
Foto: André Luiz Mello / Agência O Dia
Visita inspira Jefferson a brilhar contra o rival Flamengo | Foto: André Luiz Mello / Agência O Dia
Mas sua história alvinegra também tem momentos muito felizes, como a conquista do título brasileiro de 1995.

“Na época, estava em Campinas com a minha mãe. A final foi no Pacaembu, contra o Santos. Eu era muito novo e não tinha com quem ir. Assisti pela televisão e chorei muito. Foi uma emoção muito grande”, recordou o levantador.

Com o tempo, Bruninho não perdeu a paixão pelo Alvinegro, mas passou a administrar melhor a emoção.

“Eu era doente pelo Botafogo. Quando fomos campeões brasileiros em 1995, eu fiz o símbolo na cabeça. Com o passar dos anos, vi que é preciso ter um equilíbrio”, destacou ele, confiante na equipe atual.

“O elenco é bom. O time tem tudo para conquistar a vaga na Libertadores neste ano”.