Total de visualizações de página

Aristeu Tavares é demitido da Comissão de Arbitragem da CBF

Presidente é afastado após entrevista em que citou denúncias de manipulação de resultados. Edson Rezende assume o posto interinamente

 

Por SporTV.com Rio de Janeiro





Aristeu Leonardo Tavares não é mais o presidente da Comissão Nacional de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O dirigente foi demitido nesta terça-feira e será substituído interinamente pelo ex-árbitro Edson Rezende, responsável pela corregedoria da entidade, até que um novo nome seja escolhido pelo presidente da CBF, José Maria Marin.

Tavares perdeu o cargo após ter concedido uma polêmica entrevista ao jornal goiano "O Popular", publicada no último dia 20, na qual teria afirmado que a comissão recebeu diversas denúncias sobre árbitros que estariam envolvidos em manipulação de resultados no Brasil.

- Existem denúncias e, repito, foram de pronto encaminhamento para o Ministério Público, que é o órgão fiscal da lei. Eu esperei virar o ano, ver as denúncias e as coletas de provas (...) Não vou entrar em detalhes. Não posso entrar em detalhes porque é denúncia e isso pode dar em nada. Pode ser que alguém fez a denúncia com um objetivo sem fundamento de atingir alguém, porque o torcedor é um ser passional. Ele vê a sua equipe sendo traída e prejudicada, e o culpado é o árbitro - afirmou Tavares, segundo o jornal goiano.

Aristeu Tavares durante entrevista (Foto: Mowa Press) 
Aristeu Tavares assumiu o comando da arbitragem
em agosto do ano passado (Foto: Mowa Press)
 
 
Sem citar nomes, ele teria afirmado que os denunciados continuavam apitando. Aristeu Leonardo argumentou que não havia, "a princípio, nenhum indício que contraindique o trabalho desse profissional".
- Sim, eles continuam trabalhando. A gente monitora, obviamente, e não há, a princípio, nenhum indício que contraindique o trabalho desse profissional. Repito, é uma denúncia que tem de ser analisada. Veja bem, algumas denúncias surgiram até de árbitros. É algo interessante. O árbitro fez uma denúncia que ouviu aqui, ali, acolá. É algo que já foi enviado para o Ministério Público e o presidente da CBF já foi alertado - acrescentou Aristeu Leonardo, segundo "O Popular".

Após a repercussão negativa da entrevista junto a muitos árbitros, o chefe da arbitragem negou que tivesse se expressado nos termos publicados pelo jornal goiano. O diário manteve o teor da entrevista.
Coronel da Polícia Militar do Rio de Janeiro, Tavares chegou ao comando da Comissão de Arbitragem em agosto de 2012, substituindo Sérgio Corrêa. Bandeirinha na Copa de 2006, Aristeu foi nomeado por Marin em abril do ano passado para o cargo de ouvidor da arbitragem, em uma das primeiras medidas do presidente após assumir a CBF depois da renúncia de Ricardo Teixeira.


Quatro meses depois, foi promovido para a chefia da comissão, após o setor ser duramente questionado devido a uma sequência de falhas graves de árbitros. A gota d'água foi o erro triplo do assistente Emerson Augusto de Carvalho, que deixou de apontar três impedimentos consecutivos no lance que resultou no segundo gol do Santos no clássico contra o Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro - vitória santista por 2 a 1.

A possibilidade de demissão de Aristeu Tavares foi citada pelo comentarista Arnaldo Cezar Coelho na noite da última segunda-feira, durante o programa "Bem, Amigos!". Árbitro da final da Copa do Mundo de 1982, Arnaldo criticou o presidente da Comissão de Arbitragem pelas declarações, que, em sua opinião, feriam a credibilidade da área.

- Se uma pessoa um pouco mais responsável dá uma entrevista dessa e depois nega a entrevista, eu não sei onde nós estamos em termos de arbitragem. Ainda mais (em uma área) que precisa de credibilidade. Essa entrevista não ajuda em nada ao futebol brasileiro. É lamentável que durante uma semana em que os árbitros vão se preparar em Goiás, vão fazer testes de avaliação física, o diretor de árbitros dê esse tipo de entrevista infeliz - afirmou o ex-árbitro.