Total de visualizações de página

Botafogo repete 2012 e volta a sofrer com a falta de gols de seus atacantes

Meia Seedorf é o artilheiro do time no ano com quatro gols, seguido do zagueiro Bolívar, com três. Maior esperança, Bruno Mendes tem só um

 

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Bruno mendes sassá botafogo treino (Foto: Thales Soares) 
Sassá e Bruno Mendes: um gol para cada no
Carioca (Foto: Thales Soares)
 

No segundo semestre do passado, o ataque do Botafogo sofreu com as críticas, apesar de ser um dos mais efetivos do Campeonato Brasileiro. A falta de um artilheiro e a saída de Loco Abreu aumentaram a impaciência da torcida com Elkeson (11 gols no Brasileiro e 18 no ano) e Rafael Marques (17 jogos sem marcar em 2012). No fim da temporada, Bruno Mendes surgiu como um furacão, marcou seis gols em oito jogos e parecia ser a solução para a posição.

No entanto, um novo ano começou e com ele Bruno Mendes não conseguiu corresponder depois de voltar da fracassada campanha da seleção brasileira sub-20 no Sul-Americano. No clássico contra o Flamengo, foi substituído no intervalo por Sassá, que também não marcou. O time perdeu por 1 a 0.

No Carioca, o Botafogo tem o segundo melhor ataque, mas seus homens de frente marcaram apenas dois gols (um de Bruno Mendes e outro de Sassá). O zagueiro Bolívar, por exemplo, já fez três. Seedorf é o artilheiro do time, com quatro, sendo dois deles em cobranças de pênalti.

DESEMPENHO NO CARIOCA
  J G A N
Bruno Mendes 6 1 2 5,50
Henrique 3 0 0 5,17
Sassá 2 1 0 5,75
Legenda: J (jogos), G (gols), A (assistências) e N (notas das atuações)

 - O período que passei na seleção brasileira sub-20 atrapalhou um pouco. Não tinha treinamento físico. A gente ficava fazendo algumas coisas. Aos poucos, vou pegando o ritmo de novo para mostrar o que já tinha feito  - justificou Bruno Mendes, que ainda é o titular de Oswaldo.

O Botafogo busca um outro atacante para fortalecer o grupo. Henrique chegou e foi titular no primeiro jogo, além de entrar em outros dois. Não fez gol e perdeu espaço para Sassá, revelado nas categorias de base.

Já Rafael Marques continua sem oportunidades. O jogador vem participando dos treinamentos e costuma se destacar em coletivos e jogos-treinos. No entanto, Oswaldo já disse que precisa esperar o momento certo de colocá-lo em campo.

- A gente confia no Rafael Marques e sabe da qualidade e potencial que ele tem. Ainda não embalou no Botafogo, mas eu, particularmente, já conversei com ele, dizendo para que continue a fazer o que está fazendo nos treinos, se destacando para buscar um melhor condicionamento - afirmou o goleiro Jefferson, capitão do time.

O próximo jogo do Botafogo é contra o Boavista, no domingo, no Engenhão, pela última rodada da Taça Guanabara. A disputa no ataque está aberta, e o time se garante na semifinal até com um empate, se quiser depender somente de suas forças. Para ficar sem a vaga, o Alvinegro terá de perder e o Madureira, com larga desvantagem no saldo de gols (10 a 1 para o Glorioso), aplicar uma goleada histórica no Fluminense, também no domingo. Uma vitória assegura o primeiro lugar do Grupo A ao time de General Severiano.