Total de visualizações de página

Deputado quer 'ano do centenário do clássico entre Flamengo x Botafogo'

Paulo Ramos apresentou Projeto de Lei na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro 

 


Leo Burlá Rio de Janeiro (RJ)
 
Rafinha recebe a marcação forte do lateral Lucas (Foto: Cleber Mendes)


O Projeto de Lei (PL) Nº 1957/2013 pretende instituir, no Estado do Rio de Janeiro, 2013 como 'o ano do centenário do clássico entre Flamengo e Botafogo'. O PL é de de autoria do deputado Paulo Ramos (PDT-RJ). O primeiro confronto entre os rivais aconteceu no dia 13 de maio de 1913, em General Severiano, com vitória alvinegra por 1 a 0, com um gol de Mimi Sodré.

Antes de ir ao Plenário, o projeto tramitará por duas comissões da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Assim que a iniciativa de homenagear o clássico for aprovada, o parlamentar pretende fazer uma solenidade reunindo nomes dos dois clubes.

Ramos, que é torcedor alvinegro, aprovou recentemente a entrega da Medalha Tiradentes, maior honraria da Alerj, ao holandês Clarence Seedorf. O deputado também aprovou a concessão do Diploma Cristo Redentor a Zico, maior ídolo da História do Flamengo.


Confira abaixo a íntegra da justificativa para o Projeto de Lei:

O primeiro Flamengo x Botafogo da temporada, neste domingo, às 18h30m, no Engenhão, marca o ano do centenário do clássico. O dia foi 13 de maio de 1913, e o local, o antigo estádio alvinegro na Rua General Severiano. Ali estava nascendo, para o futebol, um dos maiores confrontos do esporte brasileiro. Um duelo que, apesar de toda tradição e rivalidade, não ganhou um apelido, como Clássico dos Milhões, Clássico das Multidões ou Clássico Vovô. Ainda que sem um nome diferente, as camisas alvinegras e rubro-negras têm protagonizado grandes jogos.

A rivalidade é tanta que os números das estatísticas de cada um são diferentes. Nas contas do Flamengo, segundo o site Flapédia, foram 352 jogos, com 125 vitórias rubro-negras, 109 alvinegras e 118 empates, com 535 gols do Flamengo e 496 do Botafogo. De acordo com a assessoria de imprensa do Botafogo, foram 342 partidas, com 105 vitórias alvinegras, 121 rubro-negras e 116 empates, com 489 gols alvinegros e 524 gols rubro-negros. A maior goleada do Flamengo foi por 8 a 1 no Carioca de 1926; e a do Botafogo foi por 9 a 2 no Carioca de 1927.

A história do clássico apresenta fases de predomínio de um adversário sobre o outro. Ao longo dos anos 60 - sua melhor década no futebol, graças a Mané Garrincha - o Botafogo fez do Flamengo seu maior freguês. Costumava-se dizer até que o goleiro Manga anunciava que antes do clássico gastava o bicho (premiação) antecipadamente.

Já nos anos 70 e 80, foi a vez do Flamengo e da Era Zico. Nesse período, o rubro-negro passou à frente na soma dos confrontos. Duas goleadas marcaram a história do clássico. Em 15 de novembro de 1972, data do aniversário do Flamengo, o alvinegro ofereceu um presente de grego ao rival: goleada de 6 a 0. O rubro-negro se vingaria em 1981, com 6 a 0, dia 8 de novembro. E ainda daria o troco em 1985: 6 a 1.

Recentemente, o clássico tem sido constante decisão do Estadual. O Flamengo comemorou o tricampeonato em 2007, 2008 e 2009. E em 2010, o título ficou com o alvinegro, o último do clube. As vitórias andam escassas para ambos. Nos últimos jogos, o empate vem sendo o resultado mais comum. Foram sete empates nos últimos dez jogos.